Filtrar:
  • Reunião das Academias de Odontologia do Brasil

    Instada pela ABENO, a Academia Catarinense de Odontologia organizou a histórica reunião on line das Academias brasileiras, paralela da 55ª Reunião Anual da ABENO, com significativo número de presenças individuais e de entidades. Após três horas de organizado trabalho, presidido pelo Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra e mediado pela Ac. Daniela Lemos Carcereri, quedou a certeza de que o academismo odontológico brasileiro sofrerá profundos avanços. Da programação participaram, com palestras motivacionais e relatórios de atividades, o Presidente da Academia Brasileira de Odontologia, Ac. Mário Groisman e os membros da ACO: Casimiro Manoel Martins Filho, Nestor Antônio Schmidt de Carvalho, Saulo Silva Jabor, Joeci de Oliveira e Delmo Tavares.  Após o encerramento da reunião, já percebeu-se grande movimentação das academias com propostas para aquecer a integração ora iniciada.O futuro nos agradecerá.

  • Nos dias 11 a 13 de novembro de 2020 realizou-se a 55ª Reunião anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológica (ABENO), desta feita na modalidade on line, alcançando extraordinário êxito. Nela, estava presente o MOSC, através da apresentação do trabalho sob o título: “Museu da Odontologia de Santa Catarina: preservando a história da Odontologia Catarinense”, abordando vários aspectos dessa empreitada da ACO, a começar pelos objetivos e relatando o estado atual da sua implantação.

    O trabalho foi elaborado pelo Ac. Luiz Carlos Miguel, que também o apresentou e defendeu. Tendo em vista o denodo demonstrado pelo prezado acadêmico, a Academia rende-lhe seu preito de gratidão, ao tempo que o parabeniza pelo êxito.

  • Em Sessão Solene realizada no dia 22 de novembro de 2019, a Academia Catarinense de Odontologia comemorou 28 anos de fundação. Do protocolo da reunião contaram os seguintes eventos:

    1. Discurso do Orador sobre o tema 28 anos de fundação.
    2. Outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca a Dra. Maria Celeste Morita.
    3. Posse dos novos Acadêmicos: José Agostinho Blatt e Luís Fernando Medeiros.
    4. Posse da nova Diretoria Gestão 2019/2021, sob a Presidência do Ac. Jorge dos Passos Correa Cobra.

    Após a solenidade realizou-se jantar de confraternização com atrações musicais que encantaram os participantes.

  • No dia 22 deste mês de novembro de 2019, em Sessão Solene que contou com a presença de altas autoridades de Jaraguá do Sul, tomou posse o Ac. LUÍS FERNANDO MEDEIROS.

    Após alguns dias, ele foi homenageado, por méritos, pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, onde ele se notabilizou como promotor de eventos de Odontopediatria e pelos serviços prestados à Secretaria Municipal de Saúde.

    A Academia se rejubila com conquista do novel Acadêmico e almeja que lhe sejam tributados outros méritos e reconhecimentos.

     

  • No dia 23 de novembro de 2018, a ACO reuniu-se em Assembleia Solene, com a presença de convidados, para comemorar seu vigésimo sétimo aniversário de fundação. Os eventos da sessão contemplaram em sua pauta:

    • Abertura pelo Presidente Ac. Antonio Gonçalves Filho;
    • Palestra motivacional do Diretor de Protocolo;
    • Palavra do Orador Oficial ressaltando o aniversário e homenagens a serem concedidas;
    • Outorga do mérito por 50 anos de graduado em Odontologia aos Acadêmicos Elmo Bittencourt e João Carlos Caetano; 
    • Medalha Acadêmico Samuel Fonseca concedido ao Dr. Geninho Thomé;
    • Posse da Dra. Joecí de Oliveira como Acadêmica Titular da Cadeira nº 24, cujo Patrono é o Acadêmico Murillo José Nunes de Abreu;
    • Posse do Prof. Dr. José Mondelli como Acadêmico Honorário da ACO;
    • Lançamento da versão digital do HELP-informações Acadêmicas, inspirada pelo Ac. Jorge Seara Polidoro e elaborada pelo Mestre em Informática Marcelo Tavares.
  • No dia 22 do corrente mês o Acadêmico Adgar Zeferino Bittencourt estará sendo destacado com a HOMENAGEM DE MÉRITO UNIVERSITÁRIO, outorgado pela Fundação Universitária do Oeste de Santa Catarina, na ocasião em que comemora 50 anos de existência.

    Professor e dirigente da UNOESC, o Ac. Adgar angariou prestígio no ensino da Odontologia de Santa Catarina, com marcante atuação também na vida cultural de Joaçaba. 

    A Diretoria da Academia, representando o pensamento de seus pares, felicita o distinto confrade pelo destaque, que representa o reconhecimento do valor de sua obra.

  • O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal (anteriormente conhecido como Prêmio Brasil Sorridente) visa condecorar municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas pública de saúde bucal. Rigorosa seleção e competente julgamento avaliam os municípios brasileiros segundo 10 critérios que envolvem gestão dos recursos em saúde, promoção de saúde e política de saúde bucal.

    Florianópolis foi premiada com o terceiro lugar na categoria de municípios com mais de 300.001 habitantes (edição 2018), graças a várias vertentes de competências:

    • menor índice de cárie aos 12 anos entre as capitais;
    • atendimentos feitos em ambulatório e centros especializados em odontologia (CEO): 52 equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família, 82 dentistas atuando na rede básica de saúde.

    Destaca-se a competência da equipe do Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pela Dra. Marynes Terezinha Reibnitz, Acadêmica da ACO para gáudio da nossa entidade.

    É profissional que está fazendo história.

  • O dia 16 de novembro de 2017 foi significativo para a ACO. Recebemos a visita do ilustre Confrade Mauro Althoff, Presidente da Academia de
    Odontologia do Rio de Janeiro. Foi recebido em nossa sede pelo Presidente Ac. Saulo Silva Jabor e diretores da Casa. Proveitosa troca de
    idéias e experiência, por certo fará crescer nossas entidades, ao tempo em que selará um promissor relacionamento ao encontro do
    aperfeiçoamento do movimento acadêmico brasileiro.

    Será bem-vindo, Ac. Mauro, sempre que quiser nos visitar!

     

  • Em Sessão Solene realizada dia 10 próximo passado, a Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina homenageou o Acadêmico Jorge
    Seara Polidoro, por reconhecimento de sua obra no exercício profissional, tanto técnico, quanto docente, administrativo e classista. Teve destacada atuação na área médica como Diretor do Centro da Saúde da UFSC e no apoio que forneceu para implantação da ACAMESC. O laurel foi recebido das mãos do Presidente Ac. Luiz Carlos Espíndola, após a apresentação do currículo de homenageado feita pelo Ac. Murillo Ronald Capela. O Ac. Polidoro, em brilhante discurso, agradeceu a outorga.

    A Academia Catarinense de Odontologia se rejubila com a conquista do Acadêmico Polidoro, um dos inspiradores e fundadores desta entidade.

  • No dia 27 de novembro de 2016 a tristeza abateu-se sobre a Academia e a família do Confrade HERMANO BEILKE VIANNA. Seu falecimento encerrou uma história de amplas conquistas pessoais, profissionais, acadêmicas e associativas. Patrono da Cadeira de número 25, era também seu Titular e Emérito. Pessoa de trato calmo, generoso, humilde e bem humorado, mantinha com os amigos um convivência a ser recordada. A Academia, pesarosa, rende homenagem ao finado e roga para que sua família encontre conforto na decisão divina.

    Homenagem da Academia Catarinense de Odontologia.

     

     

  •  Numa memorável solenidade, realizada no dia 18 de novembro de 2016, no Auditório da FIESC, a Academia comemorou os 25 anos de existência, que pautou honrando seus princípios e objetivos, orgulhando o associativo odontológico catarinense.

  • Dia 06 de novembro de 2015 a Academia realizou notável Sessão Solene, para cumprir uma pauta da maior importância para a entidade, onde se destacou a posse da nova Diretoria gestão 2015/2017.

  • Campo Alegre 2014

    Viagem agradável, com amigos.
    Recepção surpreendente do casal Odracyr-Sandra.
    Muita alegria, grande churrasco regado a bons vinhos.
    Conjunto musical alemão – a novidade.
    Assim foi o happy day na fazenda do Acadêmico Odracyr e sua esposa Dona Sandra, no dia 25 de outubro último.
    Leia mais
    Este programa já está inserido como permanente no calendário social da Academia. Este ano coincidiu com o dia do dentista, que os participantes do evento comemoraram em alto estilo, da forma mais agradável possível. A comemoração oficial do nosso dia deu-se com a Sessão Solene na Assembleia Legislativa, dia 27 de outubro. A Diretoria Social já está em conversações com o Ac. Odracyr para fixar a data do próximo ano, ávido pela volta àquela paisagem maravilhosa e às benesses que a ida nos oferece.

    Viagem agradável, com amigos.

    Recepção surpreendente do casal Odracyr-Sandra.

    Muita alegria, grande churrasco regado a bons vinhos.

    Conjunto musical alemão – a novidade. 

    Assim foi o happy day na fazenda do Acadêmico Odracyr e sua esposa Dona Sandra, no dia 25 de outubro último.

  • Sessão Solene 20 AnosRealizada em 04/novembro/2011 no auditório Milton Fett, da FIESC, uma inesquecível Sessão Solene destinou-se às comemorações de 20 anos de fundação e à posse da Diretoria para o biênio 2011/2013. Teve como platéia mais de 200 participantes. O jantar que se seguiu contou também com semelhante freqüência. Um recorde absoluto.

  • HELP 4a EdicaoEmbora a Academia tenha vários veículos portadores de informações, é de extremo valor este informativo Help. Pequeno em seu tamanho, gigante em seu conteúdo e utilidade. Sempre à mão, trás as informações das quais mais necessitamos. Na verdade, não é apenas útil, é imprescindível. Criador e autor, o Acadêmico Jorge Seara Polidoro tem o crédito de mais esta contribuição à Academia. Em sua 4ª edição foi elaborado com muito carinho e esmero, como é próprio da obras do Ac. Polidoro. São colaboradores desta edição, os acadêmicos Almir Cunha, Telmo Tavares e Delmo Tavares. A obra foi lançada na Sessão Solene comemorativa dos 20 anos de ACO e Posse da Diretoria 2011/20113, em 04/11/2011.
  • anaisv3_capa_tnOs Anais são tradicionais livros que contam, num período de tempo, a vida da Academia. Foi lançado na Sessão Solene de 04/11/2011 seu terceiro volume, correspondente aos anos de 2005/2011. Inserido no espírito de comemoração dos 20 anos da Academia, a obra contempla sua história e destaca seus três idealizadores: Samuel Fonseca, José Edú Rosa e Jorge Seara Polidoro de cuja busca constante por novas obras surgiu a decisão de fundar esta Academia.

  • Sessão Solene Novembro 2010Vinte e cinco acadêmicos participaram da Reunião. Uma freqüência alentadora. Parentes e convidados dos homenageados e vários visitantes juntaram-se aos acadêmicos e seus familiares para lotar todo o auditório, numa demonstração de consideração para com nossa Entidade.