No dia 17 de novembro de 2023 a ACO, representada por seu presidente eleito Ac. Ricardo Vieira, prestigiou a Sessão Solene da Academia de Odontologia do Rio de Janeiro. Na reunião, que contou com a presença de altas autoridades classistas, foram empossados 11 (onze) novos Acadêmicos Titulares, 1 (um) Acadêmico Honorário, 2 (dois) Acadêmicos Patronos e outorga de um Membro Remido.

Destaque também à concessão do Prêmio de Mérito Horace Wells à Acadêmica de Odontologia Kricia Ramos Victória.

O Ac. Ricardo foi recebido festivamente pelo Presidente da AORJ, Ac. Mauro Althoff, a quem convidou para a Sessão Solene de nossa Academia no dia 24 próximo..

Mais fotos...

A Academia Catarinense de Odontologia se fez presente, representada por seu Presidente Mauro Caldeira de Andrada, na solenidade de acolhimento de novos acadêmicos da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina , no dia 17 de novembro de 2023. Com boa representação de autoridades classistas, de seu sodalício e visitantes, a reunião e seu esmerado protocolo acolheram dois novos membros da entidade: Dra. Silvia Maria Schmidt e Dr. Aguinel José Bastian Junior, a quem a ACO almeja pleno êxito em suas novas jornadas. Um fino jantar encerrou a noite de festa.

Veja outras fotos

O professor e acadêmico Ilson Jose Soares recebeu uma homenagem, durante o evento ENDOMEETING INTERNACIONAL, em Alphaville-SP, pelos seus serviços prestados à Endodontia brasileira.

A Diretoria, em nome da ACO, parabeniza o nobre confrade pela justa e merecida homenagem.

No dia 06 de setembro de 2023, a Academia Catarinense de Odontologia, representada por sua Vice-Presidente, Ac. Mirian Marly Becker, se fez presente à solenidade de formatura da turma 2022-1da Universidade Federal de Santa Catarina.

Como parte do protocolo da reunião, e seguindo normas estatutárias da ACO, a Ac. Mirian entregou à formanda Mariana Machado Vieira o certificado da outorga do MÉRITO DISCENTE, que fez jus pelo seu destaque no decorrer do curso.

Mais fotos...

A Academia Catarinense de Odontologia realizou, no dia 19 de agosto de 2023, reunião da Assembleia, com a presença de 30 (trinta) participantes, que tomaram importantes decisões para a vida acadêmica, das quais destacamos as que seguem abaixo.

  • Mérito Profissional – foi aprovada a concessão do Mérito Profissional ( em memória) ao Cirurgião-Dentista NADIR IVO GRANDO, que exerceu a profissão, com destaque, em Chapecó (SC)
  • Medalha Acadêmico Samuel Fonseca – a Assembleia aprovou a outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca à Cirurgiã-Dentista MOIRA PEDROSO LEÃO, pelo vasto currículo educacional e científico, onde ponteia o de Pesquisadora do CnPq.
  • Novos Acadêmicos – Após a aprovação da Diretoria e da Comissão de Admissão, a Assembleia aprovou o ingresso de dois novos Associados, que tomarão posse na Sessão Solene de 24 de novembro vindouro.
    • Cirurgiã- Dentista Cleonice Silveira Teixeira
    • Cirurgião-Dentista Bruno Freitas Mello
  • Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal para a gestão 2023/2025 – uma nova gestão administrativa foi eleita e despontará na Academia após a posse em 24 de novembro próximo, sob o comando dos Acadêmicos Ricardo de Sousa Vieira (Presidente) e Nestor Antônio Schmidt de Carvalho (Vice-Presidente).

Após o encerramento da reunião, foi servido um magnífico almoço num clima festivo no salão de recepção do Edifício Trésor (Jurerê Internacional)), residência do casal Ac. Cláudio Francalacci e Sra. Janete, que mais uma vez receberam a Academia com sua proverbial lhaneza.

Representada por seu Presidente, Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada, a Academia Catarinense de Odontologia se fez presente no dia 28 de abril de 2023, em duas solenidades da classe médica: Comemoração dos 27 anos de fundação da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC), com a inauguração de sua nova sede, a Sala Prof. Dr. Waldomiro Dantas. A entidade é hoje presidida pelo Dr. Luiz Alberto
Silveira; e Comemoração dos 86 anos de atividades da Associação Catarinense de Medicina (ACM). 

Mais fotos...

A Academia Catarinense de Odontologia esteve representada por seu Presidente, Ac. Mauro Caldeira de Andrada, na solenidade de graduação em Odontologia da UFSC, dia 19 de abril de 2023, da turma que levou o
nome da Professora Glaucia Santos Zimmermann e teve como Patrono e Paraninfo, respectivamente, as professoras Renata Gondo Machado e Sheila Stolf Cupani – Turma 2017-1.

Na ocasião, foi outorgado o Mérito Discente ao graduando Sérgio Murilo Coelho, que se destacou com o melhor desempenho durante o curso. A Diretoria da ACO se solidariza com os(as) novos (as) profissionais e com os homenageados, estendendo para todos os docentes partícipes desta graduação.

Mais fotos...

Na noite de 13/04/2023 a Academia esteve presente, representada pelo Ac. Luiz Carlos Machado Miguel, na Cerimônia do Jaleco, evento da UNIVILLE que marcou o início das atividades discentes e o compromissos
dos alunos iniciantes do novo ano letivo com o exercício ético da nobre profissão de Cirurgião-dentista. A eles a ACO deseja êxito na formação e profícuo exercício da odontologia.

Veja mais fotos...

O Ac. Dagoberto Sabatini Fernandes representou a ACO na solenidade de graduação da turma de número 30, na qual ele foi o paraninfo (já o havia sido na primeira turma).

A homenagem prestada pela turma, o elevando ao paraninfado, é de alta expressão pessoal e docente.

Deste fato a Academia se orgulha e parabeniza o Ac. Dagoberto.

Vitimado por um mal insidioso, faleceu no dia 27 deste mês de fevereiro de 2023 o Ac. Darcy Zani.

Graduou-se na turma de 1963, que legou vários acadêmicos para a ACO, vindo a ocupar a Cadeira nº 1 de Patronato do Ac. Samuel Fonseca. Em 1965 entrou para a UFSC na disciplina de Prótese como Auxiliar de Ensino e galgou os passos da carreira até tornar-se Professor Titular. Foi reconhecido como um dos melhores conhecedores da especialidade de prótese deste Estado. Será lembrado como ótimo docente, parceiro na Academia e pessoa de grandes qualidades morais.

A Academia Catarinense de Odontologia, ao tempo em que lamenta o infausto acontecimento, expressa a sua família e amigos seu sentimento de imenso pesar.

No dia 15 de fevereiro de 2023, às 18h00, ocorreu a reunião da Comissão de Ensino do CRO-SC, com a participação dos coordenadores dos cursos de graduação em odontologia de Santa Catarina, em ambiente virtual.

O evento foi conduzido pela presidente do CRO-SC, Doutora Sandra Regina Pereira Silvestre e contou com a presença de diversas lideranças da odontologia de Santa Catarina, da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) e da Academia Catarinense de Odontologia, nesse evento, representada pelos acadêmicos Cláudio José Amante e Daniela Lemos Carcereri, atual presidente da ABENO.

Leia mais...

No dia 11 de fevereiro de 2023, a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) graduou sua vigésima segunda turma de odontolandos.

A Academia Catarinense de Odontologia, representada pelo Acadêmico Luiz Carlos Machado Miguel, esteve presente à solenidade e fez entrega do Diploma de “Mérito Discente” à graduanda DAFNY CUNHA FERNANDES, por seu destaque durante o curso.

Ao tempo em que parabenizamos a agraciada, nos solidarizamos com a Universidade por mais esta conquista, ao encontro de seus objetivos.

Foto...

A Academia Catarinense de Odontologia se fez representar nas solenidades de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC), respectivamente pelos Acadêmicos Ricardo de Souza Vieira e Vanderlei Jorge. Nessas solenidades foram outorgados o MÉRITO DISCENTE (com entrega de diploma) aos graduandos de destaque em seus cursos: Ramiro Luiz Calza (UFSC) e Elisa Tassi Mondardo (UNESC). A Diretoria da ACO parabeniza os graduandos, em especial aos homenageados, e agradece seus representantes nos eventos.

Veja as fotos

No dia 18 de novembro de 2022 a ACO voltou às Sessões Solenes presenciais, numa reunião histórica realizada no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. Desde a esmerada execução, comandada pelo Presidente e o Diretor de Protocolo, até o festejado jantar ao som de música ao vivo, o evento se incluiu entre os melhores já realizados.

Destaques do protocolo e fotos...

Após o longo recesso imposto pela pandemia, a Presidência e o Departamento Social providenciaram a volta de nossas excursões de final de semana. Desta feita fomos à cidade de Jaraguá do Sul, nos dias 22 e 23 de outubro, numa viagem de ônibus onde iniciou a festa. A programação turística, cultural, de lazer e gastronômica foi esmeradamente produzida pelo Ac. Luiz Fernando Medeiros, a quem a Academia agradece e parabeniza. Nela foram incluídas visitas a museu, parque de lazer, parque temático, passeio pela cidade, almoços e jantares especiais. Colaborou com o clima de prazer, a beleza de Jaraguá, com seus campos, vales, verde abundante e a mostra de uma cidade limpa, organizada, florida. É sabido que a melhor forma de criar e manter o “espírito de corpo” de uma entidade é através do social. Que venham outras, com acréscimo de participações.

Veja Fotos

Respaldada no §1º do Art. 2º do Estatuto, a Assembleia da ACO, reunida no dia 20 de agosto de 2022, aprovou a indicação do nome do Cirurgião-Dentista ARVELINO BINI (em memória) para outorga do Título de Vulto Emérito da Odontologia Catarinense.

Sua fotografia será entronizada na Galeria de Vultos Eméritos na Sessão Solene a ser realizada no dia 18 de novembro de 2022, após o que será disposta na sede da Academia. Vulto Emérito é um título outorgado a Dentistas falecidos(as) que tiveram significativo destaque na vida profissional, associativa e social em Santa Catarina. Seus familiares e amigos prestigiarão o evento.

 

Com recorde de frequência (presencial e on line), reuniu-se a Assembleia da ACO para dar cumprimento a uma significativa pauta de trabalhos. O evento foi realizado nos salões de festa da residência do Ac. Claudio Francalacci/Janete, no bairro Jurerê Internacional. Dirigiram os trabalhos o Presidente Ac. Mauro e o Diretor de Protocolo Ac. Casimiro, orientando a seguinte pauta:

  1. Leitura e aprovação da Ata da reunião anterior da Assembleia de 26/03/2022.
  2. Eleição para ingresso de 3 novos Acadêmicos, que contou com quatro inscrições. Em sequência foram lidos os currículos de cada um inscrito, colocados em apreciação pelo plenário e aprovados os respectivos pareceres da Comissão de Admissão. Após a votação on line, foram eleitos:
       - CD Maury José da Luz Maciel
       - CD Maria Inês Meurer
       - CD Adriana Parisoto
    A posse será realizada na Sessão Solene de 18 de novembro de 2022
  3. Análise da proposta de outorga do Título de Vulto Emérito ao Cirurgião-Dentista Arvelino Bini (em memória), cuja fotografia será entronizada na Galeria de Vultos Eméritos da Odontologia Catarinense, na sede da ACO. Após manifestações do plenário, a proposta foi aprovada por unanimidade e a entrega do título aos familiares será na Sessão Solene de 18 de novembro de 2022.

O programa social ficou por conta de refinado almoço onde pontuaram uma paella e refinados vinhos.

Veja mais..

A ACO se fez representar pelo Acadêmico Renan Antônio Ceretta na formatura de graduação em Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no dia 23 de julho corrente, em Criciuma – SC.

Leia mais...

No dia 08 de julho de 2022 o Presidente da ACO, Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada, esteve presenta à Sessão Solene da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina destinada ao acolhimento de novos acadêmicos e posse da Diretoria eleita, reforçando o longo relacionamento entre as duas entidades.

Na ocasião foram empossados 3 acadêmicos e a nova Diretoria, que tem na presidência o Ac. Luiz Alberto Silveira, que substitui o Ac. Jorge Abi Saad Neto.

A Sessão também foi prestigiada pelo Presidente da Academia Catarinense de Letras, Ac. Moacir Pereira, reforçando a importância do academismo catarinense.

Parabéns aos neófitos acadêmicos e sucesso à Diretoria empossada.

Veja as Fotos

Nossa Academia esteve presente à 3ª Reunião das Academias de Odontologia do Brasil, realizada paralelamente à 57ª Reunião da ABENO, na cidade de Lajeado – RS.

Na ocasião o Ac. Cláudio José Amante apresentou (on line) excelente trabalho sobre o atual cenário das Academias brasileiras, que embasará a pauta positiva de auxílio ao desenvolvimento e ampliação do academismo odontológico no país. Com notável repercussão, a matéria mostrou a capacidade de produção de ideias da ACO.

O evento da ABENO ainda trouxe uma grande satisfação para a ACO, com a eleição da Ac. Daniela Lemos Carcereri para Presidente da instituição.

Foto

A Academia Catarinense de Odontologia estará presente na 3ª reunião das Academias de Odontologia do Brasil durante a 57ª reunião da ABENO. O evento será dia 7 de Julho das 8:30 às 12:30 sob a coordenação da Academia de Odontologia do Rio de Janeiro e irá contar com a participação de todas as Academias e Acadêmicos de Odontologia do Brasil, e convidados.

Nesta oportunidade a Academia Catarinense de Odontologia apresentará em assuntos gerais excelente trabalho para integração das academias de odontologia do Brasil, que culminará com uma proposta de maior integração entre as Academias do Brasil e uma forma de fortalecimento dos laços de união e ajuda mútua na preservação da memória da Odontologia Brasileira.

A reunião será realizada com transmissão pelo aplicativo Zoom, neste link.

Veja a programação

No dia 20 de maio de dois mil e vinte e dois a ACO realizou sessão solene em comemoração aos 30 anos de sua instalação. A reunião foi presidida pelo Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada e dirigida pelo Diretor de Protocolo Ac. Casimiro Manoel Martins Filho. Realizado na modalidade mista – presencial e on line- o evento contou com significativa presença de acadêmicos (as) .

Veja fotos e o protocolo da reunião

A Academia Catarinense de Odontologia vem mantendo saudável relacionamento institucional com várias congêneres, ressaltando a Academia Catarinense de Letras.

No dia 10 de maio corrente, o Presidente Ac. Mauro Caldeira de Andrada visitou a Casa José Boiteux, onde foi recebido por seu Presidente Ac. Moacir Pereira. Na ocasião, representando a ACO, participou da Sessão Solene de posse do Titular da Cadeira nº 35, médico e literato Luiz Alberto Silveira, que há poucos dias proferiu notável palestra para convidados da Academia Catarinense de Odontologia.

A lhaneza da recepção enterneceu o Ac. Mauro Caldeira de Andrada.

É a ACO exercendo seu pluralismo.

A Academia Catarinense de Odontologia lançou no dia 30/03/2022 o 1° Concurso ACO de contos.

O Objetivo do Concurso é o de estimular a produção intelectual entre os Cirurgiões-dentistas e alunos de cursos de Odontologia.

Leia mais...