Reunião das Academias de Odontologia do Brasil

Instada pela ABENO, a Academia Catarinense de Odontologia organizou a histórica reunião on line das Academias brasileiras, paralela da 55ª Reunião Anual da ABENO, com significativo número de presenças individuais e de entidades. Após três horas de organizado trabalho, presidido pelo Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra e mediado pela Ac. Daniela Lemos Carcereri, quedou a certeza de que o academismo odontológico brasileiro sofrerá profundos avanços. Da programação participaram, com palestras motivacionais e relatórios de atividades, o Presidente da Academia Brasileira de Odontologia, Ac. Mário Groisman e os membros da ACO: Casimiro Manoel Martins Filho, Nestor Antônio Schmidt de Carvalho, Saulo Silva Jabor, Joeci de Oliveira e Delmo Tavares.  Após o encerramento da reunião, já percebeu-se grande movimentação das academias com propostas para aquecer a integração ora iniciada. O futuro nos agradecerá.

Veja Fotos e o Relatório da Reunião...

Nos dias 11 a 13 de novembro de 2020 realizou-se a 55ª Reunião anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológica (ABENO), desta feita na modalidade on line, alcançando extraordinário êxito. Nela, estava presente o MOSC, através da apresentação do trabalho sob o título: “Museu da Odontologia de Santa Catarina: preservando a história da Odontologia Catarinense”, abordando vários aspectos dessa empreitada da ACO, a começar pelos objetivos e relatando o estado atual da sua implantação.

O trabalho foi elaborado pelo Ac. Luiz Carlos Miguel, que também o apresentou e defendeu. Tendo em vista o denodo demonstrado pelo prezado acadêmico, a Academia rende-lhe seu preito de gratidão, ao tempo que o parabeniza pelo êxito.

Fotos

No dia 21 de outubro de 2020 a ACO realizou, por meio virtual, a Reunião Ordinária da Assembleia, quando logrou um recorde de participantes. Vasta pauta de trabalho foi cumprida, cujos itens relatamos a seguir.

  1. Eleição para Acadêmico Titular dos CDs Mac Arthur Carlos Teixeira Dutra e Claudio José Amante. O processo eleitoral valeu-se de sistema digital sigiloso.
  2. Ascenção ao Patronato da Cadeira 39 da Vulto Emérita Dra. Maria Passerino Wildi.
  3. Referendo de resoluções de ordem financeira relativas ao exercício de 2020, emitidas pela Diretoria.
  4. Aprovação da Execução Orçamentária de 2019 e da Previsão Orçamentária para 2020.
  5. Aprovação da proposta de outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca ao CD Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel.
  6. Aprovação da proposta da Diretoria de exclusão de Acadêmico inadimplente.

Veja foto da assembleia

No dia 04 deste mês de outubro de 2020 a ACO se despediu do Ac. OSNI LISBOA, fundador, Emérito, Patrono da Cadeira 14 e Ex-Presidente. Em sua longa vida destacou-se no exercício da profissão, no magistério e na liderança classista, onde ocupou cargos relevantes nas entidades estaduais. Nesta Academia notabilizou-se pela forte presença nos eventos e como parceiro no trabalho acadêmico.

À família enlutada nosso pesar na certeza de que, embalada nos exemplos de dignidade e perseverança do Osni, haverá de encontrar conforto para sua dor.

O Acadêmico JUAREZ PHILIPPI, um dos quinze fundadores da ACO, faleceu neste dia 22 de setembro. 
Professor de elevada capacidade pedagógica, lecionou na UFSC e UNIVALI, sendo que nas duas implantou a disciplina de Histologia. Pessoa generosa e sensível, enfrentava a dificuldade sempre serenamente . Aspergia amor pela profissão, em especial ao magistério.

A Academia Catarinense de Odontologia sente-se enlutada e expressa seu pesar à esposa Dra. Uta e demais familiares.

Em reunião da Assembleia realizada no dia 5 de agosto de 2020, foram aprovados os documentos legais do MUSEU DE ODONTOLOGIA DE SANTA CATARINA (Estatuto e Regimento), configurando a definitiva existência do MOSC. Na mesma reunião foram eleitos três componentes do Conselho Diretor:

  • Presidente Ac. Casimiro Manoel Martins Filho
  • Vice-Presidente Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada
  • Diretora Financeira Ac. Joeci de Oliveira

Na ocasião, o Presidente Eleito fez coro à solicitação do Presidente da Academia, Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra, para que todos os acadêmicos se unam em torno do Projeto MOSC. Foi grande a receptividade entre os participantes da reunião.


ACADEMIA CATARINENSE DE ODONTOLOGIA
Fundada em 25 de outubro de 1991

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Academia Catarinense de Odontologia, por este instrumento, atendendo o que preceituam os artigos 21 e 23 do Estatuto, CONVOCA os membros acadêmicos para reunião extraordinária administrativa da Assembleia, segundo os parâmetros abaixo definidos:

Veja a íntegra do Edital

Para se ajustar ao momento atual e garantir a continuidade da vida acadêmica, a Academia instituiu duas reuniões semanais por internet:

  1. Reunião do grupo que compõe a legislação do Museu da Odontologia Catarinense.
  2. Reunião de Diretoria, com participação aberta para todos os membros da Casa, para discussão dos assuntos administrativos e outros de interesse da classe.

Ambas são realizadas às quartas - feiras, sendo a do museu às 14:30 h e a da Diretoria às 17 h.

A reunião de Diretoria do dia 27 de maio foi transformada em live para discussão do Ensino à Distância em Odontologia, com foco especial às atividades neste período de recesso escolar com vistas à proteção contra a pandemia que assola o mundo. Além dos Acadêmicos, participaram como convidados o Prof. André Rtter (Universidade de Nova Iorque) e a Profª Vania Fontanella, presidente da ABENO.

A iniciativa teve ampla repercussão no meio acadêmico.

18 de março de 2020

Resolução ACO 02 – 2019/2021

Altera o calendário de atividades do ano em curso

A Diretoria da ACO, considerando a crise de saúde instalada no país e no mundo, e no resguardo de seus Acadêmicos e Acadêmicas, aprovou a seguinte RESOLUÇÃO

1º) Ficam suspensas até segunda ordem as realizações das reuniões semanais de Diretoria.
2º) Fica suspensa a reunião Administrativa da Assembleia, marcada para o dia 18 de abril.
3º) Está cancelada, em definitivo, a Sessão Solene do primeiro semestre marcada para o dia 29 de maio próximo.

Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra
Presidente
Fonte:

Fernando Augusto
Coach Especialista em Mercado Odontológico
Curitiba, Paraná, Brasil

Artigo Original: https://www.linkedin.com/pulse/2020-odontologia-brasileira-em-n%C3%BAmeros-fernando-augusto-da-silva

 

Esse estudo de mercado tem como objetivo ajudar todo e qualquer profissional ou empresa do segmento odontológico no Brasil e no mundo.

A ideia é apresentar um panorama de como foi, como está e para onde caminha o mercado odontológico no Brasil para que você tome as melhores decisões.

Leia o artigo completo

Em Sessão Solene realizada no dia 22 de novembro de 2019, a Academia Catarinense de Odontologia comemorou 28 anos de fundação. Do protocolo da reunião contaram os seguintes eventos:

  1. Discurso do Orador sobre o tema 28 anos de fundação.
  2. Outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca a Dra. Maria Celeste Morita.
  3. Posse dos novos Acadêmicos: José Agostinho Blatt e Luís Fernando Medeiros.
  4. Posse da nova Diretoria Gestão 2019/2021, sob a Presidência do Ac. Jorge dos Passos Correa Cobra.

Após a solenidade realizou-se jantar de confraternização com atrações musicais que encantaram os participantes.

Foto Oficial

No dia 22 deste mês de novembro de 2019, em Sessão Solene que contou com a presença de altas autoridades de Jaraguá do Sul, tomou posse o Ac. LUÍS FERNANDO MEDEIROS.

Após alguns dias, ele foi homenageado, por méritos, pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, onde ele se notabilizou como promotor de eventos de Odontopediatria e pelos serviços prestados à Secretaria Municipal de Saúde.

A Academia se rejubila com conquista do novel Acadêmico e almeja que lhe sejam tributados outros méritos e reconhecimentos.

 

Fotos da homenagem

No dia 30/10/2019 a ACO se fez representar, pelo futuro Presidente Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra, na solenidade de comemoração do nonagésimo nono aniversário de fundação da Academia Catarinense de Letras, ocasião em que foi lançado o livro de poesias "Lanternas Mágicas", do escritor Rodrigo de Haro.

Veja as fotos

Para comemorar o Dia do Dentista Brasileiro, o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina realizou, em 25 do corrente mês de outubro (2019), o CICLO DE ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA. O evento ocorreu na sede da Associação Catarinense de Medicina e a sessão de abertura contou com a representação da Academia Catarinense de Odontologia feita por seu Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho.

Veja as fotos

O Ac. Luiz Carlos Machado Miguel representou a Academia na abertura solene da XVIII Jornada Acadêmica de Odontologia e I Meeting de Odontologia Digital, eventos realizados na UNIVILLE no dia 02 do corrente mês. Na foto a Professora Sandra Furlan, o Professor Pedro Ivo, Presidente da Jornada e o Acadêmico Luiz Miguel (portando a Medalha José Baptista Rosa)

Amplie a foto...

Sessão Solene Maio 2013

Sessão Solene - Evento de Gala da Academia
No cumprimento do seu Estatuto, a Academia realizará sua segunda Sessão Solene do ano em 07 de novembro, sexta-feira, às 20 horas, no auditório do CRO-SC. Estas reuniões especiais da Assembleia se destinam à comemoração de datas festivas, ao acolhimento de novos sócios, à outorga de condecorações e outros atos determinados pela Diretoria ou Assembleia.
A Academia se engalana, com seus sócios portando vestes talares (beca e medalha), e recebe convidados e visitantes que prestigiarão a sessão. Após, haverá um jantar por adesão para efeito de confraternização e comemoração.
A programação do Evento está contida no Convite aqui publicado.

No cumprimento do seu Estatuto, a Academia realizará sua segunda Sessão Solene do ano em 22 de novembro, sexta-feira, às 20h30min, no Hotel Quinta da Bica D'Água .

Estas reuniões especiais da Assembleia se destinam à comemoração de datas festivas, ao acolhimento de novos sócios, à outorga de condecorações e outros atos determinados pela Diretoria ou Assembleia. A Academia se engalana, com seus sócios portando vestes talares (beca e medalha), e recebe convidados e visitantes que prestigiarão a sessão. Após, haverá um jantar por adesão para efeito de confraternização e comemoração.

Veja a programação aqui no convite...

No dia 10 de agosto de 2019, a Assembleia da ACO realizou duas reuniões, uma ordinária e outra extraordinária, cujas conclusões estão a seguir:

  1. Elegeu a Diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2019/2021, sendo que a presidência da Academia caberá ao Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra, com Ac. Rui Tavares como VIce-Presidente.
  2. Aprovou a entrada no quadro da Entidade de dois Acadêmicos Titulares: Dr. José Agostinho Blatt (Balneário Camboriu) e Luís Fernando Medeiros (Jaraguá do Sul).
  3. Aprovou a concessão da outorga “Medalha Acadêmico Samuel Fonseca” à Dra. Maria Celeste Morita (Londrina – PR).
  4. Na convocação extraordinária, criou oficialmente o Museu da Odontologia do Estado de Santa Catarina, como reponsabilidade da Academia.
  5. Após as reuniões, foi servido excelente almoço provocando grande confraternização entre os comparentes, elevando o espírito de corpo da ACO.

Veja o álbum de fotos da reunião

Representada pelo Acadêmico Vanderlei Jorge, a ACO participou da Solenidade de formatura do Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no dia 10 do mês corrente. Na ocasião foi outorgado o prêmio “Mérito Discente” a aluna Elida Ceconi Furlan.

Ver mais...

É com imenso pesar que a ACO se despede do Ac. Emérito e Patrono da Cadeira 40, ADGAR ZEFERINO BITTENCOURT, falecido neste dia 05 de agosto de 2019.

No dizer de seu amigo e mestre, Ac. Ilson Soares, Adgar era um profissional exemplar, ótimo professor, investigador curioso, incansável e atento, obstinado pela excelência em tudo o que fazia. Recebeu a Academia em Joaçaba para a realização da primeira Sessão Solene no interior do Estado. Escritor, agraciou a entidade com o livro de sua lavra: “História da Odontologia no Meio-Oeste Catarinense”.

A Academia se solidariza com a dor de seus familiares e amigos.

O Vice-Presidente da ACO, Acadêmico Jorge dos Passos Correa Cobra, representou a entidade na formatura do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade do Vale do Itajai – UNIVALI, neste dia 27 de julho. Na ocasião outorgou o “Mérito Discente” para a formanda Nadine Rothermel Voss, pelo destaque obtido durante o curso.

Mais fotos...

Representada pelo Acadêmico Ricardo de Souza Vieira, a ACO participou da formatura do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC – Turma 2019/1 – e outorgou ao formando Alvaro Luiz Socorro Borges o “MÉRITO DISCENTE”, pelo desempenho de ponta obtido em todo o curso.