No dia 20 de maio de dois mil e vinte e dois a ACO realizou sessão solene em comemoração aos 30 anos de sua instalação. A reunião foi presidida pelo Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada e dirigida pelo Diretor de Protocolo Ac. Casimiro Manoel Martins Filho. Realizado na modalidade mista – presencial e on line- o evento contou com significativa presença de acadêmicos (as) .

Veja fotos e o protocolo da reunião

A Academia Catarinense de Odontologia vem mantendo saudável relacionamento institucional com várias congêneres, ressaltando a Academia Catarinense de Letras.

No dia 10 de maio corrente, o Presidente Ac. Mauro Caldeira de Andrada visitou a Casa José Boiteux, onde foi recebido por seu Presidente Ac. Moacir Pereira. Na ocasião, representando a ACO, participou da Sessão Solene de posse do Titular da Cadeira nº 35, médico e literato Luiz Alberto Silveira, que há poucos dias proferiu notável palestra para convidados da Academia Catarinense de Odontologia.

A lhaneza da recepção enterneceu o Ac. Mauro Caldeira de Andrada.

É a ACO exercendo seu pluralismo.

A Academia Catarinense de Odontologia lançou no dia 30/03/2022 o 1° Concurso ACO de contos.

O Objetivo do Concurso é o de estimular a produção intelectual entre os Cirurgiões-dentistas e alunos de cursos de Odontologia.

Leia mais...

No dia 31 de março próximo passado, o Conselho Regional de Odontologia realizou cerimônia para dar posse aos novos conselheiros e diretoria do órgão, gestão 2022/2023, que tem como presidente a CD Sandra Regina Pereira Silvestre.

A Academia Catarinense de Odontologia foi representada, no ato, por seu Presidente, Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada e pela Ac. Joeci de Oliveira. Este gesto, mais que o cumprimento de ações protocolares, representou um fortalecimento de relações entre as duas entidades da classe odontológica catarinense.

Veja fotos...

Aos 90 anos de idade, faleceu no dia 2 de janeiro de 2022, o Acadêmico Carlos Alberto Pinto da Luz, ocupante da Cadeira nº 20, da qual é seu Patrono. Ingressou neste sodalício por ocasião da instalação da ACO, no dia 21 de abril de 1992, sendo um dos iniciantes desta destacada entidade.

Graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina em 1956 e tornou-se especialista em Dentística Restauradora pela Faculdade de Odontologia de Universidade de São Paulo em 1969. Exerceu atividades profissionais na iniciativa privada e em quatro entidades públicas de assistência odontológica, tendo, em todas as instâncias, demostrado zelo pela profissão, eficiência e respeito ao cliente. 

Exerceu o magistério por longo tempo no Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Cataria, onde foi professor adjunto das disciplinas de Dentística II e Endodontia II. Nesse mister houve-se com grande competência e generosidade para com seu alunado. Chefiou o Departamento de Estomatologia do Centro de Ciências da Saúde da UFSC e respondeu pela Clínica Odontológica do posto do INPS em Florianópolis.

Destacou-se também nas atividades classistas, tendo sido agraciado com o título de Membro Benemérito da ABO-SC.

Entre seus amigos e companheiros de academia era tratado como “Carlinho”. O diminutivo traduzia o carinho que lhe era dispensado, já que se tratou sempre de um homem “sofisticadamente simples”, de espírito elevado e, enquanto a saúde lhe permitiu, parceiro da ACO. Em nosso meio acadêmico era respeitado pelo profundo conhecimento da legislação da entidade, de grande valia quando se tratava de dirimir dúvidas e impasses.

A ACO apresenta sua manifestação de pesar aos familiares, rogando a Deus que lhes permita superar a dor, na certeza de que o finado cumpriu um exemplar papel nessa vida que se findou.

Na noite de 19 de novembro de 2021, a ACO escreveu mais uma página histórica em sua recente trajetória: realizou uma Sessão Solene no modelo híbrido, presencial festivo e on line. O ato aconteceu no Restaurante Pier 54, centro de Florianópolis, donde procedeu-se a transmissão para acadêmicos e convidados que não puderam comparecer ao local. Foi uma experiência exitosa para os dois segmentos, com extraordinário ganho para o prestígio da Academia.

A sessão foi presidida pelos Acadêmicos Jorge dos Passos Corrêa Cobra (Presidente que deixava o cargo) e Mauro Amaral Caldeira de Andrada (Presidente que assumia a nova gestão). A parte operacional foi dirigida pelo Ac. Casimiro Manoel Martins Filho, Diretor de Protocolo.

Veja o protocolo da reunião

No dia 6 de novembro próximo (06/11/2021) a Academia reunirá, em caráter ordinário e administrativo, a sua Assembleia para dar posse a nova Diretoria e Conselho Fiscal para o período de 07/12/2021 a 06/12/2023, que terá na liderança como Presidente o Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada. A reunião será realizada nas modalidades presencial (sede) e virtual.

No dia 19 de novembro será realizada Sessão Solene para comemorar a posse dos novos dirigentes e outorgar homenagens, com início às 20 horas. Será realizada nas modalidades presencial (Restaurante Pier 54, na Av. Beira-Mar Norte) e virtual. Em ambas as modalidades será obrigatório o uso  da Beca com Medalha; no  presencial o terno será preto e camisa branca. Neste último caso, a presença dependerá de inscrição prévia.

Realizou-se no dia 21 de outubro de 2021 a reunião das Academias de Odontologia do Brasil, como sessão paralela da Reunião anual da ABENO, com participação de significativo número de nossos(as) acadêmicos(as).
Do programa constaram três palestras educativas e motivacionais e, ao final, foi aberto espaço no protocolo para informações das entidades participantes. O Ac. Delmo Tavares expôs o estado atual da campanha para tramitação e aprovação pela Câmara de Deputados do Projeto de Lei nº 11.165/218, que considerou a redenção do sistema Conselhos e a melhoria da Odontologia Brasileira.
O Ac. Casimiro Manoel Martins Filo, Presidente do Museu da Odontologia de Santa Catarina (MOSC), relatou a presente fase de evolução da entidade ressaltando que ela está juridicamente constituída e que se acha na fase virtual, com a construção de um site interativo. Como próximo passo, já está sendo elaborado seu Plano Museológico.

Veja fotos...

Fundada em 25 de outubro de 1991 e instalada em 21 de abril de 1992, a ACO comemorou no dia 25 de agosto de 2021 o 29º aniversário de instalação, em Sessão Solene realizada por meio virtual, onde os acadêmicos participaram de suas casas ornados de beca e medalha. A Sessão contou com significativo número de participantes e foi dirigida (a partir da sede da entidade) pelo Presidente Jorge dos Passos Corrêa Cobra e pelo Diretor de Protocolo Ac. Casimiro Manoel Martins Filho. Da pauta constaram os seguintes eventos:

  • Outorga da categoria de ACADÊMICO EMÉRITO aos Acadêmicos Roberto Rogério Molleri, Naudy Brodbeck May, Antônio Gonçalves Filho, Eli José Cesconetto e Nestor Antônio Schmidit de Carvalho.
  • Homenagem de 50 anos de graduação em Odontologia aos Acadêmicos Vanderlei Jorge e Edemir Costa.
  • Ascensão da Vulto Emérita Dra. Maria Passerino Wildi (em memória) ao patronato da cadeira número 39.

Os diplomas e medalhas concedidas aos homenageados foram projetados em tela simbolizando a entrega presencial, seguido de manifestações dos recipiendários.

Fotos...

Faleceu no dia 15 de julho de 2021 o ACADÊMICO GENOVÊNCIO MATTOS NETO, titular da Cadeira 26.

Natural de São Joaquim (SC), graduou-se pela antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina. Pós graduou-se como especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP. Foi destaque em várias frentes de atuação profissional: exerceu com êxito a clínica odontológica. Como professor atingiu o cargo de Professor Titular do Departamento de Saúde Pública da UFSC. Foi Diretor do Departamento Estadual de Saúde Pública, Secretário Adjunto e Secretário Titular da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Sua atuação nesta área estendeu-se além do Brasil, para vários países da América do Sul. No movimento associativo exerceu os cargos de Presidente da ABOSC, do Centro de Estudos Odontológicos da Faculdade de Farmácia e Odontologia e da ACO. Foi várias vezes laureado por suas atividades profissionais.

Profissional, amigo, companheiro, homem generoso e de fino trato, esse foi Genovêncio Mattos Neto, cuja memória a Academia haverá de cultivar. Nesta ocasião a ACO apresenta condolência aos familiares.

Dia 07 de julho de 2021 realizou-se a reunião ordinária da Assembleia da ACO, com vistas às eleições da Diretoria e do Conselho Fiscal para a gestão 2021/2023 e ainda para o preenchimento de três vagas no quadro de Acadêmicos Titulares.

A Diretoria eleita será liderada, como Presidente, pelo Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada e, como Vice-Presidente, pela Ac. Mirian Marly Becker.

Foram eleitos para ingressarem no seleto quadro de Acadêmicos três destacados Cirurgiões-Dentistas:

  • Jefferson Luiz Traebert
  • Bráulio Pasternak Junior
  • Eduardo Wayhs Matte

A sessão, presidida pelo Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra, foi realizada por meio virtual e contou com a significativa presença de 34 Acadêmicos (as).


Presidente e Vice-presidente eleitos

 

A lei 4324/64, que criou o CFO e seus braços regionais, completou 57 anos em 14 de abril deste ano de 2021. Foi promulgada numa época em que o Brasil tinha, presumivelmente, 30 mil Cirurgiões-Dentistas. Hoje estamos com 336.270 (ABENO – 01/05/2021) e crescendo com alta taxa de incremento.

A estrutura de composição do Sistema Conselhos está obsoleta e pouco democrática para o mundo moderno, não representando efetivamente o dentista brasileiro de todas as instâncias do território nacional.

Em dezembro de 2018 o Deputado Federal Carlos Henrique Gaguim protocolou na Câmara o Projeto de Lei 11.165, alterando a lei 4324, que traz em seu bojo ares de democracia e ajustes às necessidades atuais de
composição dos Conselhos. Este PL está parado desde sua apresentação na Comissão de Seguridade Social e Família, aguardando parecer.

A Academia Catarinense de Odontologia, entendendo o ganho para o dentista brasileiro e para o próprio Sistema Conselhos, está iniciando uma campanha para conseguir a tramitação desse projeto; campanha esta que
contará com a participação das Academias de Odontologia do Brasil, que estão sendo concitadas a analisarem o texto, sugerir eventuais modificações (emendas parlamentares) e mobilizarem seus representantes estaduais na Câmara de Deputados para acelerar a tramitação.

A ACO criou uma estratégia para o estudo do projeto que deverá ser cumprido pelas demais academias e desaguará num fórum nacional de Academias de Odontologia do Brasil.

Será a morte o último sono? Não, é o despertar definitivo (Scott)

Na data de hoje, 27 de abril de 2021, José Edu Rosa desperta para a imortalidade. Sua vida e sua obra jamais fenecerão, respaldadas, de um lado, pelas mentes daqueles que tiveram o privilégio de serem seus próximos: seus amigos, companheiros, parceiros e parentes; de outro, por sua extensa obra bibliográfica e registros históricos de suas conquistas nas diversas áreas de sua atuação. Nasceu em Florianópolis em 27 de julho de 1932, filho de José Rosa e Jupira Fernandes Rosa, casado com Léa Lamego Rosa, filhas Luciana, Isabel e Emir.

Leia mais

(Texto produzido pela Ac. Joeci de Oliveira)

ROGÉRIO HENRIQUE HILDEBRAND DA SILVA, nasceu em Blumenau/SC, em 22 de Janeiro de 1940.(81 a.)

  • Cirurgião-Dentista pela UFSC (1963), pós-graduado pela USP (1966), Doutor e Livre Docente pela UFSC (1974), Especialista em Odontopediatria Social pela School of Dentistry, University of Illinois (Chicago-USA) em 1979, e Especialista em Saúde Pública pela UFSC em 1980.
  • Exercício de atividade profissional em clinica particular, chefe da unidade de Odontopediatria no INAMPS, diretor do Departamento de Saúde Pública da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis.

Leia mais...

Faleceu no dia de hoje (14/04/2021) o Acadêmico e notável companheiro ROGÉRIO HENRIQUE HILDEBRAND DA SILVA, Patrono e Ac. Emérito da Cadeira nº 28.

Titular da disciplina de Odontopediatria da UFSC, angariou amizade de seus pares e respeito de seus alunos, por sua competência e exemplo de dedicação ao ensino. Teve produtiva passagem pela vida associativa da odontologia catarinense. Na ACO, enquanto a saúde lhe permitiu, foi parceiro na administração e nos trabalhos acadêmicos. Quando se afastou, ainda serviu à Academia com seus exemplos e
estímulos. Por seu temperamento sereno, conquistou vasta gama de amizades.

A ACO envia aos familiares e amigos seus votos de pesar, rogando para que Deus conforte todos.

No dia 09 de dezembro de 2020, a ACO inovou mais uma vez: realizou uma Sessão Solene híbrida, que reuniu na sua sede algumas pessoas (respeitando as normas de segurança relativas à covid-19) com a finalidade de dar posse como Acadêmico Titular a dois Cirurgiões-Dentistas eleitos em reunião virtual da Assembleia.

Uma plateia “on line” de cerca de 32 pessoas, entre Acadêmicos (com vestes talares) e convidados, assistiu a reunião, prestigiando a posse dos neófitos Acadêmicos Titulares, Dr. Claudio José Amante (Cadeira 38) e Dr. Mac Arthur Teixeira Dutra (Cadeira 36). A Sessão, aberta pelo Presidente Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra, foi dirigida pelo Ac. Casimiro Manoel Martins Filho, Diretor de Protocolo. Todos os passos protocolares para Sessão de Posse foram obedecidos. Os empossados, em breves discursos, agradeceram as indicações e enalteceram os Patronos de suas cadeiras: Ac. Edemir Costa (Cadeira 36) e Ac. Vanderlei Jorge (Cadeira 38).

Ao final, substituindo o habitual jantar ou coquetel, foi feito um brinde com espumante pelos que se achavam na sede, gesto seguido por vários dos presentes na sala virtual. Mais uma vez a ACO assume protagonismo para continuar viva e operante neste período de pandemia.

Fotos

Reunião das Academias de Odontologia do Brasil

Instada pela ABENO, a Academia Catarinense de Odontologia organizou a histórica reunião on line das Academias brasileiras, paralela da 55ª Reunião Anual da ABENO, com significativo número de presenças individuais e de entidades. Após três horas de organizado trabalho, presidido pelo Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra e mediado pela Ac. Daniela Lemos Carcereri, quedou a certeza de que o academismo odontológico brasileiro sofrerá profundos avanços. Da programação participaram, com palestras motivacionais e relatórios de atividades, o Presidente da Academia Brasileira de Odontologia, Ac. Mário Groisman e os membros da ACO: Casimiro Manoel Martins Filho, Nestor Antônio Schmidt de Carvalho, Saulo Silva Jabor, Joeci de Oliveira e Delmo Tavares.  Após o encerramento da reunião, já percebeu-se grande movimentação das academias com propostas para aquecer a integração ora iniciada. O futuro nos agradecerá.

Veja Fotos e o Relatório da Reunião...

Nos dias 11 a 13 de novembro de 2020 realizou-se a 55ª Reunião anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológica (ABENO), desta feita na modalidade on line, alcançando extraordinário êxito. Nela, estava presente o MOSC, através da apresentação do trabalho sob o título: “Museu da Odontologia de Santa Catarina: preservando a história da Odontologia Catarinense”, abordando vários aspectos dessa empreitada da ACO, a começar pelos objetivos e relatando o estado atual da sua implantação.

O trabalho foi elaborado pelo Ac. Luiz Carlos Miguel, que também o apresentou e defendeu. Tendo em vista o denodo demonstrado pelo prezado acadêmico, a Academia rende-lhe seu preito de gratidão, ao tempo que o parabeniza pelo êxito.

Fotos

No dia 21 de outubro de 2020 a ACO realizou, por meio virtual, a Reunião Ordinária da Assembleia, quando logrou um recorde de participantes. Vasta pauta de trabalho foi cumprida, cujos itens relatamos a seguir.

  1. Eleição para Acadêmico Titular dos CDs Mac Arthur Carlos Teixeira Dutra e Claudio José Amante. O processo eleitoral valeu-se de sistema digital sigiloso.
  2. Ascenção ao Patronato da Cadeira 39 da Vulto Emérita Dra. Maria Passerino Wildi.
  3. Referendo de resoluções de ordem financeira relativas ao exercício de 2020, emitidas pela Diretoria.
  4. Aprovação da Execução Orçamentária de 2019 e da Previsão Orçamentária para 2020.
  5. Aprovação da proposta de outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca ao CD Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel.
  6. Aprovação da proposta da Diretoria de exclusão de Acadêmico inadimplente.

Veja foto da assembleia

No dia 04 deste mês de outubro de 2020 a ACO se despediu do Ac. OSNI LISBOA, fundador, Emérito, Patrono da Cadeira 14 e Ex-Presidente. Em sua longa vida destacou-se no exercício da profissão, no magistério e na liderança classista, onde ocupou cargos relevantes nas entidades estaduais. Nesta Academia notabilizou-se pela forte presença nos eventos e como parceiro no trabalho acadêmico.

À família enlutada nosso pesar na certeza de que, embalada nos exemplos de dignidade e perseverança do Osni, haverá de encontrar conforto para sua dor.

O Acadêmico JUAREZ PHILIPPI, um dos quinze fundadores da ACO, faleceu neste dia 22 de setembro. 
Professor de elevada capacidade pedagógica, lecionou na UFSC e UNIVALI, sendo que nas duas implantou a disciplina de Histologia. Pessoa generosa e sensível, enfrentava a dificuldade sempre serenamente . Aspergia amor pela profissão, em especial ao magistério.

A Academia Catarinense de Odontologia sente-se enlutada e expressa seu pesar à esposa Dra. Uta e demais familiares.