Descrição
Trata-se de um projeto interinstitucional cujo protocolo de criação foi assinado pelo CRO/SC, ABOSC, ACO e SOESC, dirigido por comissão mista com representante de cada instituição sob a presidência do representante da ACO. A legislação básica para sua consecução já está estabelecida no protocolo de criação.
Objetivos
Criar um museu que possa expor acervo de forma a mostrar a história da Odontologia em geral e da catarinense em especial, ao longo do tempo, até os dias atuais, ressaltando a evolução científica, tecnológica e acadêmica da profissão. Deverá se constituir desde mero diletantismo a visitantes, até importante centro de pesquisa.
Coordenação
Indicado pela ACO.
- Coordenador: Ac. Elmo Bittencourt.
Desenvolvimento
- A primeira etapa, já em desenvolvimento, é a captação do acervo, que será constituído de peças antigas e recentes, como equipamentos, instrumentais, materiais, livros, periódicos, documentos históricos e outros itens afins. Esta fase é permanente e dela depende o constante crescimento do museu. Sua efetivação dependerá do interesse e esforço dos dentistas catarinenses para disponibilizarem peças em desuso e ainda informar sobre fontes que possamos contatar para doações. As instituições envolvidas deverão fazer campanhas periódicas para captação de acervo.
- A segunda etapa será a montagem do museu em área específica, o que acreditamos seja a mais difícil pelas características que o ambiente físico deverá disponibilizar. Para a organização do museu, com seus registros e quetais, deveremos contar com mão de obra especializada da UFSC.
- Uma vez montado, o museu necessitará de estrutura humana, com formação específica, para receber e orientar visitantes e pesquisadores. Este quesito deverá ser equacionado no tempo necessário.
Perspectivas
Além do acervo fisco, aventamos a possibilidade de dar ao museu uma dinâmica moderna, que o afaste da simples exposição de peças, pra agregarem outros valores, como
- Montagem de setor de áudio-visual - para complementar o conteúdo histórico e educativo do acervo montado.
- Braço educativo – um setor de peças informativas, como vídeos, conferências, demonstrações, publicações, etc. que possam servir a entidades comunitária e escolas, para veicular não sé a história, mas informações atualizadas sobre odontologia e educação sanitária na área de nossa profissão.
- Conseguir inteiração com outras entidades de classe e cursos de odontologia, numa parceria para aumentar o alcance das ações ora realizadas.