https://www.high-endrolex.com/2

Descrição

Trata-se de um projeto no campo da memorialística, desenvolvido na ACO, com contribuições das entidades da Classe; de interesse geral.

Objetivos

  • Buscar o registro de nomes de cirurgiões-dentistas que exercem a profissão atualmente e daqueles exerceram em Santa Catarina e deixaram suas atividades antes de 1967 quando foi criado o CROSC.
  • Obter súmulas biográficas de profissionais (vivos ou mortos) que se destacaram no exercício profissional visando o registro de seus feitos e possíveis homenagens por parte da Academia.

Coordenação

O projeto é coordenado pelo Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra, segundo indicação do Presidente e aprovação da Diretoria.

Desenvolvimento

  • Os dados dos profissionais, após 1967, estão registrados no CROSC que nos disponibilizam seus nomes, informando ainda aqueles que deixaram o exercício da profissão e suas causas determinantes.
  • Os dados sobre o exercício antes a 1967 – nomes dos profissionais e dados biográficos dos que se destacaram – dependem, em grande parte, de informações prestadas pelas associações de classe, com base em registros de livros, periódicos, arquivos das instituições e memória oral.
  • Até o presente, dispomos dos dados oferecidos pelo CROSC e estamos fazendo gestões junto às entidades de Classe, especialmente a ABOSC, através de suas regionais para o cumprimento dos outros objetivos.

Perspectivas

O projeto move-se com lentidão em face da dependência de fontes externas. No entanto, já há considerável acervo de dados biográficos de profissionais de destaque que resultou dos esforços da própria Academia visando as homenagens que lhes foram conferidas.

Independentemente das instituições, os profissionais que detiverem informações com base em registros escritos ou mesmo da memória oral que interessem ao projeto, poderão oferecê-las à Academia

Pesquisar na ACO

https://www.high-endrolex.com/2 https://www.high-endrolex.com/2