Filtrar:
  • No dia 24 de março de 2018, reuniu-se a Academia Catarinense de Odontologia em Sessão Extraordinária de sua Assembleia, para dar cumprimento ao que determinam suas cartas legais, no que tange à análise de peças financeiras e outros assuntos de interesse da entidade. A reunião foi dirigida pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, contou com 28 Acadêmicos e Acadêmicas e, de forma sumária, constou dos seguintes temas:

  • Faleceu na noite de 11 de março de 2018, o Acadêmico Emérito e Patrono da Cadeira nº 17 REGINO ANTUNES MACIEL. Dentista de prestígio, Professor Doutor da UFSC na disciplina de Periodontia, pessoa serena e generosa. Um dos Decanos da Academia, falece com 93 anos, tendo dado exemplo de vigor físico, jogando tênis até idade avançada. Até se afastar das atividades classistas, frequentou com assiduidade a vida da Academia, em cujas diretorias exerceu cargos e funções. Confrades e Confreiras da ACO expressam sentimentos de perda e enviam à família votos de conforto e saudade.

  • Mesa Diretora da Assembléia No dia 21 de março de 2015, reuniu-se extraordinariamente a Assembleia da ACO, convocada por seu Presidente, Ac. Casimiro Manoel Martins Filho, para deliberar sobre documentos financeiros de importância para a vida da Academia, em atendimento ao que preceitua o Estatuto da Entidade. A sessão foi realizada no salão de festas do edifício residencial do Ac. Antonio, sendo seguida de almoço especial.

  • O que é a Academia?
    Em recente Seminário sobre Ensino de Graduação em Odontologia, promovido pelo CRO-SC, a Academia  - como outras instituições da Classe - divulgou seus propósitos e sua importância dentro do contexto da Odontologia Catarinense. A palestra foi proferida pelo Acadêmico Emérito Delmo Tavares e uma súmula do tema abordado foi entregue aos presentes em material impresso ,  que apresentamos em seguida.

    Em recente Seminário sobre Ensino de Graduação em Odontologia, promovido pelo CRO-SC, a Academia  - como outras instituições da Classe - divulgou seus propósitos e sua importância dentro do contexto da Odontologia Catarinense.

    A palestra foi proferida pelo Acadêmico Emérito Delmo Tavares e uma súmula do tema abordado foi entregue aos presentes em material impresso,  que apresentamos em seguida.

  • Carreteiro SolidárioDia 29 de março de 2013, sábado, às 12h.

    Local:
    Sede da ABOSC – 12 horas

    Participantes:
    Cirurgiões-Dentistas da Região da Grande Florianópolis e convidados.

    Comissão Organizadora:
    CRO Mulher

    Finalidade:
    Angariar fundos para a AMUCC  - Associação Brasileira de Portadores de Câncer

    Promotores:
    Instituições da Odontologia: ABO-SC, ABCD-SC, ACO, SOESC e CRO-SC.

    Os fundos serão angariados através da venda de camisetas pelo CRO e instituições promotoras. A Academia já dispõe de peças para a venda aos interessados.

  • O Projeto Literatura Acadêmica da nossa Academia está enriquecido com a publicação de dois livros do Ac. Adgar Zeferino Bittencourt.

    Os dois livros recém-publicados mostram a diversidade do autor na literatura ficcionista e na memorialista histórica. Fato que vem somar à sua produção na literatura científica, onde transita com freqüência.

     

    Livro Adeodato - Adgar Zeferino Bittencourt  Livro Fronteiras da Paixao - Adgar Zeferino Bittencourt

     

  • Reunião da AssembléiaNo dia 17 de março reuniu-se a Assembleia da ACO para dar cumprimento à exigências estatutárias, com início às 10 h e 30 min., no salão de festas do edifício em que reside o Ac. Antônio Gonçalves Filho. A sessão, presidida pelo Ac. Saulo Albuquerque, Presidente da Academia, cumpriu a seguinte pauta:

  • Sessão Solene da Aco em 29 de Abril, 20 horas
    Comemorativa do 19º aniversário de instalação, esta será mais uma importante reunião da Assembleia. Neste tipo de atividade a Academia se mostra à Comunidade e precisa estar bem representada por seus membros. Como de praxe, a sessão destina-se aos atos de comemoração de datas e eventos e à outorga de premiações determinadas pela Diretoria e pela Assembleia.
    Leia mais
    Ainda estamos compondo a programação, mas teremos a passagem de acadêmicos à condição de Membros Eméritos; serão homenageados por 50 anos de formatura os colegas Genovêncio Mattos Neto e Sidney Jofre Legat e acrescentaremos ao quadro de Vultos Eméritos da Odontologia Catarinense (em memória) a Dra. Maria Passerino Wildi. Outras homenagens serão ainda decididas pela Diretoria.  Ponto alto será, também, o lançamento do Livro “Perfis” volume 2.  O local será o auditório do CRO, junto à Academia. Nesta ocasião usaremos beca. Como de praxe, após a sessão teremos jantar de confraternização.

    Comemorativa do 19º aniversário de instalação, esta será mais uma importante reunião da Assembleia. Neste tipo de atividade a Academia se mostra à Comunidade e precisa estar bem representada por seus membros. Como de praxe, a sessão destina-se aos atos de comemoração de datas e eventos e à outorga de premiações determinadas pela Diretoria e pela Assembleia.

  • Ac. José Edu Rosa

    Os diferentes segmentos que compõem o mundo contemporâneo convergem o eixo de suas preocupações para o comportamento futuro dos acontecimentos e a capacidade de prever o desdobramento desses acontecimentos. Essa situação emergente está sendo chamada de “espírito do tempo”. Sob este signo, todas as situações comportamentais que compõem o dia a dia da humanidade, merecem ser repaginadas.

    Na esteira deste novo conceito de observar e conduzir ações, deve ser inserido o planejamento da Academia, procurando colocá-la duas curvas adiante dos acontecimentos.

  • Os dentistas já representam considerável parcela dos cooperados da UNICRED. Agora participam também do staff institucional da Entidade. Em eleição realizada dia 16 do corrente, o Acadêmico Jorge dos Passos Corrêa Cobra foi eleito o primeiro dentista a participar do Conselho de Administração da Cooperativa. O Acadêmico Antônio Gonçalves Filho participa como membro do Conselho Fiscal.
  • Em eleição realizada em fevereiro, na qual a Academia foi representada pelo Ac. Jorge dos Passos Correa Cobra, nossa entidade foi eleita para compor o Conselho Estadual de Saúde no período 2011/2014. Nos anos 2011 e 2013 seremos titulares; em 2012 e 2014, ficaremos com uma suplência. A Diretoria designou o Ac. Cobra para ser o representante da Academia naquele Conselho.