Ac. José Edu Rosa

Os diferentes segmentos que compõem o mundo contemporâneo convergem o eixo de suas preocupações para o comportamento futuro dos acontecimentos e a capacidade de prever o desdobramento desses acontecimentos. Essa situação emergente está sendo chamada de “espírito do tempo”. Sob este signo, todas as situações comportamentais que compõem o dia a dia da humanidade, merecem ser repaginadas.

Na esteira deste novo conceito de observar e conduzir ações, deve ser inserido o planejamento da Academia, procurando colocá-la duas curvas adiante dos acontecimentos.

Contemplando o panorama proposto, voltamos a afirmar a necessidade de a Academia incorporar a identidade de Junus, o deus romano de duas faces, uma olhando para o passado, e outra para o futuro, na intenção de resgatar os fatos e acontecimentos ocorridos e preparando o futuro através do registro dos acontecimentos atuais interpretados com uma flexibilidade inteligente, que permita entender as mudanças que orbitam o cotidiano da Academia.

Em outras palavras, seria a necessidade histórica de se buscar pontos de referência ou ritos de passagem que delineiem um antes e um depois nos fatos e acontecimentos de relevância na existência da Odontologia Catarinense, sem, contudo, desconsiderar o universo contextual do momento.

Os insumos necessários para sustentar esses objetivos pretendidos, encontram-se incorporados na execução dos diferentes projetos em andamento, em especial o projeto NOVAS IDEIAS. Reside aqui a pedra angular capaz de agir como fator indutor na trilha de direcionar as aspirações dos Acadêmicos na busca da consolidação de seus ideais.

Os projetos em tela, ao mesmo tempo em que escrevem a historiografia da Academia, se consagram na contemplação do “espírito do tempo”, permitindo construir um poderoso legado para as gerações futuras de Acadêmicos.