Fonte:
Fernando Augusto
Coach Especialista em Mercado Odontológico
Curitiba, Paraná, BrasilArtigo Original: https://www.linkedin.com/pulse/2020-odontologia-brasileira-em-n%C3%BAmeros-fernando-augusto-da-silva
Esse estudo de mercado tem como objetivo ajudar todo e qualquer profissional ou empresa do segmento odontológico no Brasil e no mundo.
A ideia é apresentar um panorama de como foi, como está e para onde caminha o mercado odontológico no Brasil para que você tome as melhores decisões.
Vamos começar por números gerais.
A população atual do Brasil é de 210.147.125 aproximadamente. Número verificado no momento em que escrevo este artigo (14/02/2020) e que aumenta em média a cada 20 segundos, como você pode verificar neste link.
A última atualização no site do CFO - Conselho Federal de Odontologia é de 331.502 dentistas com CRO ativo até o momento.
A média brasileira é de 634 habitantes por dentista.
Desmembrando esses números nas 5 regiões do Brasil, temos o seguinte cenário:
A Região Sudeste vem em primeiro lugar por concentrar as 3 maiores economias do país e mais da metade do número de profissionais (dentistas) nos 4 estados que compõem a região.
A Região Sul vem em segundo lugar com as 3 próximas maiores economias e com 16,2% do número total de dentistas no país.
A Região Centro-Oeste vem em terceiro lugar no ranking econômico nacional e conta com 8,8% dos dentistas atuantes no Brasil.
Em quarto lugar no ranking econômico vem a Região Nordeste com 16,8% dos dentistas de todo o país.
E a Região Norte com 5,6% dos dentistas atuantes no Brasil.
Crescimento do mercado:
O número de novos dentistas cresce a cada ano e a oferta de cursos de graduação em odontologia também.
Análise de Especialidades
A Ortodontia continua sendo a queridinha entre as meninas e a Implantodontia entre os meninos. Esse cenário deve mudar nas próximas décadas devido a chegada da Harmonização Orofacial. Confira o Top 10 das especialidades odontológicas:
Confira a evolução das especialidades de Ortodontia e Implantodontia nos últimos 50 anos. Os números das duas imagens a seguir contemplam dados de todos os estados brasileiros, exceto São Paulo.
São Paulo, um capítulo à parte
São Paulo é a maior cidade do país tanto em população, quanto em geração de renda. Para se ter uma ideia, o PIB da cidade de São Paulo equivale a soma do PIB de 4.305 (77,3%) municípios brasileiros de um total de 5.570, segundo matéria publicada pela Agência de Notícias do IBGE.
Se fossem considerados os 25 municípios com maior geração de renda, esse número subiria para 4.903 (88%) dos municípios. Pois, 11 deles estão no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista.
Isso também se reflete no número de dentistas no estado. O estado de São Paulo tem uma das maiores densidades de habitantes por dentistas do mundo. Confira a lista com as 50 cidades paulistas com o maior número de dentistas por habitantes:
Brasil e outros países
Estima-se que 20% de todos os dentistas do mundo estejam no Brasil. Somos o país com maior número de dentistas por número de habitantes do mundo.
Conclusão
O mercado odontológico brasileiro é um mercado bilionário, um dos maiores mercados do mundo e, também, o mais concorrido. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque se soubermos explorar de forma estratégica, podemos ser bem-sucedidos em termos gerais. E ruim porque em mercados extremamente concorridos existe muita oferta de produtos e serviços com baixa qualidade, o que acaba nivelando muitos profissionais por baixo.