Filtrar:
  • O Vice-Presidente da ACO, Acadêmico Jorge dos Passos Correa Cobra, representou a entidade na formatura do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade do Vale do Itajai – UNIVALI, neste dia 27 de julho. Na ocasião outorgou o “Mérito Discente” para a formanda Nadine Rothermel Voss, pelo destaque obtido durante o curso.

  • Representada pelo Acadêmico Ricardo de Souza Vieira, a ACO participou da formatura do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC – Turma 2019/1 – e outorgou ao formando Alvaro Luiz Socorro Borges o “MÉRITO DISCENTE”, pelo desempenho de ponta obtido em todo o curso.

  • O Presidente da ACO, por este instrumento, atendendo o que preceituam os Artigos 21 e 23 do Estatuto, convoca os membros acadêmicos para reunião ordinária administrativa da Assembleia segundo os parâmetros abaixo definidos:

    Data: 10 de agosto de 2019 (sábado)

    Local e Horário: Salão de festas do Edifício residencial do Ac. Claudio Francalacci na Rua Esteves Junior 527 – Edifício Arvoredo, às 10 h em primeira convocação e 10h 30 min em segunda convocação.

     

  • No dia 03 de julho de 2019 faleceu o Ac. MURILLO JOSÉ NUNES DE ABREU, Patrono da Cadeira nº 24. Teve brilhante carreira docente, como parte da equipe que implantou a Disciplina de Radiologia Odontológica, que se tornou paradigma do ensino desta disciplina no Brasil. Foi um colega leal e generoso, um admirado esposo e pai. Na Academia ocupou cargos na Diretoria e dedicou-se ainda ao trabalho em outros associativos da classe. Seus confrades e confreiras desejam que seu retilíneo caminho na vida conforte seus familiares e amigos.

  • A ACO realizará neste ano de  2017 dois significativos eventos de cunho institucional:

    Dia 19 de agosto – Reunião Ordinária da Assembléia.

    Será realizada, a partir das 10 horas, no salão de festas do Edifício Residencial do Acadêmico Claudio Francalacci, na Rua Esteves Junior nº 527- Ed. Arvoredo.
    Da pauta consta eleição para os poderes da Academia (Diretoria e Conselho Fiscal) e para o ingresso de novos Acadêmicos Titulares;  apreciação de propostas de outorga  da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca.

    Dia 24 de novembro – Sessão Solene.

    Será realizada no Hotel Maria do Mar, com início às 20:30 horas e se destinará à comemoração de 26 anos de fundação da Entidade, posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal, ingresso de novos Acadêmicos Titulares e outorga de homenagens.
  • Denúncias no CFO
    Nosso Estatuto inclui entre os propósitos da ACO: "contribuir para a manutenção da dignidade e da ética no exercício da Odontologia". Recentes denúncias sobre possíveis
    irregularidades cometidas pelo Conselho Federal de Odontologia, impõem uma tomada de posição de nossa Academia. Gestada pela Diretoria, uma nota oficial foi publicada na imprensa, através
    do "Jornal Notícias do Dia", com circulação na Grande Florianópolis e Norte do Estado. A matéria circulou na edição de 25 e 26 de julho.
    Para conhecê-la veja o anexo.
    Academia Catarinense de Odontologia
    À Classe Odontológica de Santa Catarina
    A Academia Catarinense de Odontologia, entidade classista que tem entre seus objetivos pétreos o de contribuir para manutenção da dignidade e da ética no exercício da Odontologia, por sua Diretoria, expressa através
    desta nota seu desconforto com as denúncias de possíveis irregularidades administrativas perpetradas pela Diretoria do Conselho Federal de Odontologia, com ampla e negativa repercussão na imprensa nacional.
    Rebatidas pelo Conselho Federal através de nota em seu site, corroborada por 19 dos Conselhos Regionais, estas denúncias ganham contornos de gravidade por terem sido oferecidas por membros efetivos do próprio
    Conselho.
    A Classe Odontológica Brasileira clama por uma apreciação judiciosa dos fatos relatados e almeja que deste imbróglio possa resultar uma reestruturação no órgão de forma a torná-lo menos vulnerável, mais
    moderno e, principalmente, mais democrático. Neste viés, a ACO vê como passo importante a aprovação do Projeto de Lei 3.690/2012, em tramitação na Câmara de Deputados, que modifica a Lei que criou o
    Conselho Federal de Odontologia e seus regionais – há remotos 51 anos - de forma a permitir os ares da modernidade e democracia a que nos referimos.
    Ac. Casimiro Manoel Martins Filho
    Presidente

    Nosso Estatuto inclui entre os propósitos da ACO: "contribuir para a manutenção da dignidade e da ética no exercício da Odontologia".

    Recentes denúncias sobre possíveis irregularidades cometidas pelo Conselho Federal de Odontologia, impõem uma tomada de posição de nossa Academia. Gestada pela Diretoria, uma nota oficial foi publicada na imprensa, através do "Jornal Notícias do Dia", com circulação na Grande Florianópolis e Norte do Estado.

    A matéria circulou na edição de 25 e 26 de julho.

  • Em recente visita à Academia, as Senhoras Maria Lúcia, Rosita e Neida, netas de José Batista Rosa, nos presentearam com vários documentos
    relativos ao nosso Patrono, entre os quais se salienta o original do diploma de Cirurgião-Dentista de José Batista Rosa. O valor histórico e afetivo dos
    documentos foi unanimemente salientado pelos presentes. A Academia agradece a importante contribuição.
  • A Federação Dentária Internacional realizará de 2 a 5 de setembro o CONGRESSO MUNDIAL DE ODONTOLOGIA 2010, em Salvador, Bahia.
    Toda a programação e demais dados referentes ao evento, que prestigia a Odontologia Brasileira, poderão ser consultados no site www.fdi2010.com.br.

  • A Academia Catarinense de Odontologia está empenhada em oferecer subsídios para que a ABO-SC produza uma revista, para ser editada em outubro próximo, comemorativa dos 75 anos de associativo odontológico em Santa Catarina, ressaltando a importância da Associação neste contexto histórico. ACO acaba de fazer um levantamento cronológico e preciso sobre a história desses 75 anos, que iniciou em 1935 na cidade de Joinville e está municiando a equipe editorial da ABO-SC com informações sobre cada uma das etapas do desenvolvimento. A obra deverá resgatar fatos históricos e valores pessoais de forma a se configurara uma excelente fonte de conhecimentos e consulta.
  • Em 31 de julho de 2010, a Academia lançou seu novo website, durante a reunião da Assembleia da Entidade. Apresentado pelo seu criador Marcelo Tavares, o site foi amplamente apreciado pelos presentes: acadêmicos, familiares e convidados. Passa a constituir doravante um apreciável instrumento de divulgação e comunicação da ACO.

  • Tendo como uma das suas vertentes de ação o resgate da memória, buscando recompor a linha evolutiva da Odontologia Catarinense, nada mais lógico do que a Academia fazer o registro da história de vida de seus próprios membros. Estamos fazendo isto através do projeto “Perfis Acadêmicos” que enfeixa em livros os resumos autobiográficos dos acadêmicos.