https://www.high-endrolex.com/2

Íntegra do discurso do Ac. Telmo Tavares:

"Exmo. Senhor Deputado Dagomar Carneiro, Presidente desta Sessão

Digníssimas autoridades que compõem a mesa

Demais autoridades presentes

Minhas Senhoras e meus senhores

Prezadas e Prezados colegas

 Este evento destina-se à comemoração do dia do Dentista e reúne profissionais e suas entidades representativas. Ao realizar-se nesta venerável casa proporciona-se um grandioso cenário que magnífica e que engrandece os eventos que comporão esta Sessão Solene.

Temos afirmado, e reiteramos nesta ocasião, nossa convicção de que uma profissão somente conquistará o respeito e a confiança da comunidade se for formada por profissionais competentes, reunidos em entidades respeitáveis capazes de atestar a proficiência e o caráter ético de seus membros. Cada uma das entidades aqui representada tem seus objetivos específicos dentro daquele propósito, convergindo para um objetivo comum: o trabalho pela grandeza da Odontologia e seu prestigiamento pela sociedade usuária de seus serviços.

A Academia Catarinense de Odontologia, em nome da qual uso da palavra, estabelece em seus documentos institucionais vários objetivos. O mais visível é o resgate da memória da Odontologia em nosso Estado. A História não se compõe apenas de relatos do passado para atender curiosidades. Ela procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebem as mudanças. É o nosso indispensável fedd-back. "Sem a História nós estaríamos em um eterno recomeço, não teríamos como avaliar os erros do passado, para não errarmos novamente no futuro” e não teríamos parâmetros para balizar nossos acertos. Os registros históricos permitem estabelecer a linha evolutiva da Odontologia e salientar os méritos dos precursores, matrizes deste alto nível de desenvolimento que hoje vive a nossa profissão. Cabe-nos ainda preservar para o futuro os fatos e acontecimentos contemporâneos. Vários de nossos projetos de ação viabilizam estes objetivos.

É ainda nosso desiderato homenagear a memória de cirurgiões dentistas do passado e premiar aqueles que, ainda vivos, revelam uma folha expressiva de serviços prestados à Classe e notória presença comunitária. Desta forma, estaremos estimulamos os mais jovens com os exemplos desses profissionais.

Mas a Academia não tem seus olhos apenas voltados ao passado. Fixa sua visão nos problemas do presente analizando-os sob a ótica da reconhecida experiência e da postura ética de seus membros. Está  preocupada, como as demais Entidades, na solução de obstáculos emergentes ao exercício da nossa Profissão incluindo-se a contra-partida negativa da nossa própria evolução. Neste enfoque se destacam os aspectos da ética profissional, postura que deve permear toda a atividade qualquer que seja o campo de exercício da Odontologia. Desde os primórdios das profissões de saúde, como de resto das outras áreas do Saber Humano, a ética sempre foi vista como pedra angular do comportamento profissional. Entre muitos desvios éticos, salientam-se nos dias de hoje aqueles determinados pelo crescente mercantilismo da nossa profissão. A busca exacerbada do lucro se manifesta de muitas formas e se revela, por exemplo, na atividade privada, através da proliferação de clínicas que aviltam seus preços para se caracterizar como populares e que fornecem por consequência serviços com qualidade no mínimo discutível. Incorporam ainda prátivas ilegais que conduzem a prejuizos para os pacientes e para a imagem da nossa Profissão. O mercantilismo é perceptivel também no Ensino. Cursos de Graduação são criados sem um estudo profundo sobre a demanda potencial da região onde se instalarão e, depois, carentes de candidatos, usam subterfúgios condenáveis para contornar os problemas de custos provocados pela retração.

Mais preocupante ainda é a proliferação desenfreada dos cursos de Pós-Graduação latu senso, muitos deles eivados de irregulariades, constituindo-se em verdadeiras armadilhas a profissionais desavizados ou mesmo a alguns conscientes mas que se deixam atrair por facilidades. O caos dos cursos de especialização já fugiu ao controle de quem cabe discipliná-los e está a exigir uma tomada firme de posição das próprias entidades de Classe em favor da moralização da chamada educação continuada.

É verdade que o exercício da Profissão deve prover recursos aos seus membros permitindo-lhes uma vida digna que recompense seus longos anos de esforços e de envestimentos. No entanto, como profissão da área da saúde, a Odontologia carece de ser remunerada mas nunca mercantilizada.

Apontar erros e imperfeições é relativamente fácil. Difícil é propor e viabilizar soluções. Estamos convictos que não é tarefa isolada para pessoas ou instituições. Assim, voltamos ao início de nosso raciocínio que salienta a necessidade da união das instituições classistas que nos representam em Santa Catarina. Somando conhecimentos e experiências de muitos, atingiremos níveis mais elevados de competência e sinergismo necessários para se discutir e encontrar soluções para os problemas decorrentes da profissão nesta época em o relevante progresso científico e técnico conflita com crescentes casos de  desvios da conduta ética como já abordado.  Esta integração é mais um dos propósitos perseguidos por nossa Entidade e constitui um dos objetivos pétreos da Academia Catarinense de Odontologia.

Lembramos, entretanto, que a despeito de problemas, por vezes sérios, que afetam a nossa Profissão, como de resto a todos os segmentos da atividade humana, muito temos, sim,  a comemorar, com o progresso extraordinário da Odontologia brasileira em pouco mais de 4 décadas. Um exuberante desenvolvimento nos procedimentos técnicos alicerçados cada vez mais em pilares científicos plantados pelas pesquisas. Hoje é, sim, um dia feliz para o Dentista brasileiro.

Muito ainda haveria para ser dito mas o bem senso recomenda cautela no entusiasmo de quem fala, sob o risco de não sermos ouvidos nem entendidos se nos alongarmos.

Destinam-se minhas últimas palavras ao agradecimento ao Colega Cirurgião Dentista e Deputado Dagomar Carneiro pelo empenho na realização destas significativas homenagens que vêm sendo prestadas à Classe Odontológica ao longo de vários anos.  É uma das facetas do seu reconhecido trabalho em benefício da Odontologia Catarinense. Move-nos a convicção de que sua competência, sua perseverança, sua liderança, sustentadas pela sua jovialidade, o conduzirão a continuidade do profícuo trabalho que vem desenvolvendo em prol da nossa Profissão. Trago-lhe o agradecimento e o abraço dos membros da Academia Catarinense de Odontologia pelo apreço que sempre demonstrou com nossa Entidade. Obrigado e que Deus proteja a todos e guarde esta Casa."

https://www.high-endrolex.com/2 https://www.high-endrolex.com/2