Com a idéia da Academia consolidada, partiu-se primeiro para o estudo da sua viabilidade, passando-se, somente depois de considerada sua exeqüibilidade, a buscar a melhor oportunidade para a sua implantação.
A viabilidade foi notória desde o primeiro momento. A tradição da Odontologia
Catarinense, expressa nos seus valores profissionais, representativos dos diferentes segmentos de atuação, permitiu organizar uma entidade que atendesse aos objetivos pretendidos pela Academia.
Assim, seguindo a tradição, foram escolhidos doze profissionais, cujas características preenchiam as condições necessárias e essenciais. Estes, somados aos três organizadores, Samuel Fonseca, José Edú Rosa e Jorge Seara Polidoro, comporiam os Membros Fundadores.
Confirmados os membros fundadores, marcou-se a reunião de fundação.
O local escolhido para a reunião foi uma sala anexa ao consultório do Acadêmico Samuel Fonseca, na Rua Jerônimo Coelho, nº 180, no centro da cidade de Florianópolis. Esta sala foi cedida para ser a sede provisória da Academia.
A data selecionada foi 25 de outubro de 1991. Dois eventos levaram à escolha desta data: o dia do Cirurgião-Dentista e o dia do centenário da instalação dos Cursos de Odontologia no nosso país.
A sessão foi presidida pelo Acadêmico Samuel Fonseca e, de imediato, foi aprovada a fundação da Academia (veja a Ata de Fundação ). Nesta mesma sessão foram também discutidos e aprovados o Estatuto e o Regimento Interno.