DR. ALFREDO CAMPOS PIMENTA
Inspirador da Academia Catarinense de Odontologia incutiu na mente de nossos primeiros fundadores a necessidade de criar uma entidade deste escopo no Estado de Santa Catarina. Aproveitou sua experiência neste tipo de associativo para acompanhar os primeiros passos da ACO, até que sua fundação se efetivasse. Foi fundador e primeiro Presidente da Academia Mineira de Odontologia e é membro de várias outras Academias. Sua mais duradoura obra foi a criação do Congresso Sul Mineiro de Odontologia, que se realiza em Caxambu (MG), considerado o mais longevo do Brasil. No evento de 2006 foi instituída uma Medalha de Mérito que leva seu nome. É especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial.
PROF. DIORACY FONTERRADA VIEIRA
Reconhecido como o maior nome da pesquisa odontológica do país e eminente Professor, fez brilhante carreira docente na Universidade de São Paulo através de vários concursos em que se destacava pelo saber e abnegação, chegando ao topo da carreira como Professor Titular. Pós-graduado nos Estados Unidos, onde também foi professor-visitante por dois anos. Colaborou para o crescimento de várias faculdades brasileiras, incluindo a sua escola de origem- FOUSP- onde foi Diretor. Sua marcante participação na forja de uma geração de pesquisadores na UFSC e no ensino de Materiais Dentários lhe garantiu o título de Sócio Benemérito da ABOSC e Professor Emérito da UFSC. Foi amplamente reconhecido internacionalmente.
PROF. GILBERTO ALFREDO PUCCA JUNIOR
Um dos mais importantes Dentistas Sanitaristas do Brasil, Mestre em Epidemiologia do Envelhecimento e Doutor em Ciências da Saúde, o destacado Doutor Pucca foi responsável pelo salto de qualidade do serviço de saúde pública em odontologia no Brasil. Foi Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde de 2003 a 2015, quando implantou o Programa Brasil Sorridente que aumentou consideravelmente o atendimento odontológico comunitário, além de proporcionar emprego para grande parcela de cirurgiões-dentistas.
Notabilizou-se ainda pelo exercício do magistério no Paraná e Brasília e pela excelência de suas pesquisas. Sua produção acadêmica inclui publicação de onze capítulos em livros e autoria de cinco livros. Suas ações no campo da saúde pública foram festejadas ainda nos Estados de São Paulo, Paraná e Brasília.
PROF. JOÃO JORGE DE BARROS
Graduou-se em Odontologia pela Universidade de São Paulo e, logo após, foi cursar aperfeiçoamento em Cirurgia Bucomaxilofacial em hospitais do Estado de Alabama, Estados Unidos, tendo voltado em 1954 para se transformar numa ponte que levou muitos profissionais brasileiros a executarem este programa. Tornou-se um ícone brasileiro em Cirurgia e um dos mais conhecidos e respeitados Dentistas em nível de Brasil e exterior. Doutorou-se pela FOUSP e foi professor nesta escola e ainda nas de Mogi das Cruzes; Unip de São Paulo, Sorocaba e Campinas. Foi Professor Honorário de inúmeras faculdades de odontologia do Brasil. Editou vasta produção científica.
PROF. JOSÉ MONDELLI
Professor e cientista de prestígio internacional, graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara em 1957, e obteve Doutorado em 1967. Desde 1963 é professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (USP) onde foi seu Diretor. Destacado pesquisador, suas obras contam-se às centenas, com publicações no Brasil e exterior, além de livros da especialidade Dentística, sua área de atividades. Teve primordial importância na estruturação da Disciplina de Dentística do curso de Odontologia da UFSC, cujos professores realizaram pós-graduação nas modalidades de Mestrado e Doutorado em seu Departamento da FOB, o que determinou significativo aumento na qualidade do ensino da disciplina. Possui inúmeros títulos de Professor Honoris Causa, Emérito e Honorário outorgados por Universidades brasileiras e países da América Latina. Seu legado para o ensino e para a ciência odontológica é incomensurável.
PROF. MIGUEL ÁLVARO SANTIAGO NOBRE
Gaúcho de Porto Alegre, formou-se em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-graduou-se em Prótese pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor da PUC-RS e ULBRA-Canoas. Sua extraordinária militância em entidades classistas o levou a participar, como Conselheiro Titular, do Conselho Federal de Odontologia, onde galgou a presidência e destacou-se na história da instituição, tornando-se inconteste líder da Odontologia Brasileira. Teve grande vínculo com a Odontologia Catarinense pela defesa de nossos interesses e pleitos quando presidiu o CFO.
PROF. PAULO AMARANTE
Professor e Diretor da Faculdade de Odontologia da USP-Bauru, destacou-se pela sabedoria, competência didático-pedagógica, dinamismo e dedicação aos amigos. Inseriu-se na história da Odontologia Catarinense pela participação relevante na formação do quadro docente do Curso de Odontologia da UFSC, como orientador e fomentador da criação de uma geração de pesquisadores dessa casa de ensino. Sua experiência de vida permitiu o repasse a seus orientadores e colegas de atributos como confiança e obstinação às metas propostas para tornar-se um vencedor.
DR. SPYRO NICOLAU SPYRIDES
Catarinense ilustre, morando no Rio de Janeiro onde é embaixador de nossa academia, graduado em Odontologia, Direito e Ciências Sociais e pós-graduado em Radiologia. Professor em várias escolas de Odontologia do Rio de Janeiro, cidade que lhe deu o título de Cidadão Honorário. Sua participação nos movimentos associativos e na esfera social lhe rendeu mais de cinquenta condecorações e distinções. É membro e orador da Academia Brasileira de Odontologia e sócio de inúmeras entidades classistas.