No dia 24 de novembro de 2017, a Academia realizou solenidade para dar posse à Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2017/2019. O evento se desenvolveu no Hotel Maria do Mar e contou com a presença de cerca de 250 pessoas.

A nova Diretoria é liderada pelo Acadêmico Antônio Gonçalves Filho e o Conselho Fiscal pelo Acadêmico Saulo Silva Jabor. Esmerado protocolo foi desenvolvido pelo Acadêmico Casimiro Manoel Martins Filho, Diretor de Protocolo e contou, além das posses dos novos poderes, com  outorga de homenagens e ingresso de quatro novos Acadêmicos Titulares.

A Acadêmica Maria Helena Pozzobon foi promovida à Categoria de Acadêmica Emérita; o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior foi homenageado com a outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca; ao Dr. Luís Fernando Medeiros foi outorgado o “Mérito Acadêmico”. 

Momento sempre significativo e eivado de emoções é o da posse de novos Acadêmicos Titulares. Nessa sessão ingressaram no quadro da ACO os profissionais: Dr. Dagoberto Sabatini Fernandes (Lages), Daniela Lemos Carcereri (Florianópolis) , Nestor Antônio Schmidt de Carvalho (Florianópolis) e Renan Antônio Ceretta (Criciuma).

A sessão se notabilizou pela sucessão de belas oratórias dos presidentes Ac. Saulo Silva Jabor e Antônio Gonçalves Filho, dos homenageados, dos  novos Titulares, além do texto motivacional do Diretor de Protocolo, Ac. Casimiro Manoel Martins Filho e do Orador da Entidade,  Ac. Roberto Rogério Molleri.

Após a solenidade, realizou-se excelente jantar de confraternização com a presença do 220 comensais.