Filtrar:
  • Será a morte o último sono? Não, é o despertar definitivo (Scott)

    Na data de hoje, 27 de abril de 2021, José Edu Rosa desperta para a imortalidade. Sua vida e sua obra jamais fenecerão, respaldadas, de um lado, pelas mentes daqueles que tiveram o privilégio de serem seus próximos: seus amigos, companheiros, parceiros e parentes; de outro, por sua extensa obra bibliográfica e registros históricos de suas conquistas nas diversas áreas de sua atuação. Nasceu em Florianópolis em 27 de julho de 1932, filho de José Rosa e Jupira Fernandes Rosa, casado com Léa Lamego Rosa, filhas Luciana, Isabel e Emir.

  • (Texto produzido pela Ac. Joeci de Oliveira)

    ROGÉRIO HENRIQUE HILDEBRAND DA SILVA, nasceu em Blumenau/SC, em 22 de Janeiro de 1940.(81 a.)

    • Cirurgião-Dentista pela UFSC (1963), pós-graduado pela USP (1966), Doutor e Livre Docente pela UFSC (1974), Especialista em Odontopediatria Social pela School of Dentistry, University of Illinois (Chicago-USA) em 1979, e Especialista em Saúde Pública pela UFSC em 1980.
    • Exercício de atividade profissional em clinica particular, chefe da unidade de Odontopediatria no INAMPS, diretor do Departamento de Saúde Pública da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis.
  • Faleceu no dia de hoje (14/04/2021) o Acadêmico e notável companheiro ROGÉRIO HENRIQUE HILDEBRAND DA SILVA, Patrono e Ac. Emérito da Cadeira nº 28.

    Titular da disciplina de Odontopediatria da UFSC, angariou amizade de seus pares e respeito de seus alunos, por sua competência e exemplo de dedicação ao ensino. Teve produtiva passagem pela vida associativa da odontologia catarinense. Na ACO, enquanto a saúde lhe permitiu, foi parceiro na administração e nos trabalhos acadêmicos. Quando se afastou, ainda serviu à Academia com seus exemplos e
    estímulos. Por seu temperamento sereno, conquistou vasta gama de amizades.

    A ACO envia aos familiares e amigos seus votos de pesar, rogando para que Deus conforte todos.

  • Vídeo institucional do Ministério da Saúde sobre Saúde Bucal gravado em Florianópolis, que é referência nacional em organização de atendimento odontológico público.

  • A Academia realizou reunião da Assembleia no dia 08 de abril de 2017, na residência do Presidente Ac. Saulo Silva Jabor e sua esposa Ana Marcia, para deliberar sobre assuntos de relevância para a entidade.  Por unanimidade aprovou o Documento “Execução orçamentária do exercício fiscal de 01/01/2016 a 31/12/2016”, que demonstra todo o movimento financeiro do ano fiscal de 2016. Da mesma forma, aprovou o “Projeto orçamentário para o exercício fiscal de 01/01/2017 a 31/12/2017”.
  • Ac. Jorge Cobra

    O Acadêmico Jorge dos Passos Correa Cobra representa a ACO no Conselho Estadual de Saúde, tendo como Suplente o Acadêmico Roberto Rogério Molleri.

    Em eleição realizada pelo Plenário do Conselho, foi indicado para a presidência o Ac. Cobra, para gáudio da Academia e da Odontologia Catarinense.

  • Ac. José Edu Rosa

    Os octogenários da Academia Catarinense de
    Odontologia
    O renomado cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Marcelo Gleiser, abre o seu recente livro “A ILHA DO CONHECIMENTO”, com a seguinte frase: “o que define o ser humano é a sua curiosidade, é o querer saber sempre mais sobre o mundo e sobre si mesmo”.
    Trata-se de um conceito lapidar, sentido pela maioria das pessoas no avançar de sua idade cronológica.  A presente curiosidade, geralmente, manifesta-se mais evidente quando é rompida a barreira dos oitenta anos. Idade cabalista que costuma marcar profundamente aqueles que o destino permitiu a ultrapassagem do portal dos oitenta anos, consolidando a velhice e assustando com o horror da decrepitude.
    O olhar pelo retrovisor da existência e revisitando o passado, geralmente somos surpreendidos pelos acontecimentos vivenciados. Agora no vislumbre temporal distante, o passado aparece com o sabor saudosista aos enfrentamentos acontecidos.
    Nesse horizonte de o tempo, é permissível uma abordagem pessoal na tentativa de ilustrar o texto. Embora já faça dois anos da travessia do portal dos oitenta anos, somente agora caiu à ficha e a realidade apareceu com força total.  O despertar para a nova idade transitou por um caminho pedregoso, cheio de obstáculos que dificultaram acreditar na realidade, apesar de próprio da existência. Quando se completa 30 anos de idade, é comum pensar em uma perspectiva de duração da existência. O desejo é um tanto medíocre para estabelecer a fronteira temporal. Trinta anos, um pouco mais, um pouco menos. Quando a idade avança e ultrapassa os 40 anos de vida, o desejo de sobrevivência aumenta. São mais anos desejados para aliviar a intensa labuta da idade vigente. De repente se chega à extraordinária década dos setenta. Idade de avaliação. De ansiosidade. De preocupação com a proximidade da “ceifadeira”. Mas, também, de uma época de alegria. De satisfação de ver os filhos criados e, de provável estabilidade financeira, permitindo a tranqüilidade quanto às necessidades do cotidiano.
    Concluindo essa introdução necessária, dirigimos os holofotes para o cerne da questão de os nossos octogenários. Não são muitos. Apenas nove, nomeados pela idade cronológica: Vinício Olinger (1924- 6 de agosto – 90 anos), Regino Antunes Maciel (1925 - 17 de março – 90 anos). Hercílio Pedro da Luz (1926 – 29 de junho – 89 anos), Osny Lisboa (1930 – 18 de janeiro – 85 anos), Carlos Alberto Pinto da Luz (1931 – 30 de outubro – 83 anos), Adercio Miguel Domingues (1932 – 27 de abril – 82 anos), José Edú Rosa (1932 – 27 de junho – 82 anos), Juarez Philippi (1933 – 16 de fevereiro – 82 anos) e Jorge Seara Polidoro (1934 – 26 de julho – 80 anos). Seis são Fundadores e três são Titulares. Todos com extensa folha de serviços prestados a Academia Catarinense de Odontologia. Todos usufruindo o privilegio de alcançarem essa idade avançada.
    Faça da passagem do tempo uma conquista e não uma perda
    A experiência adquirida com a soma dos anos pode ser expressa em uma única frase buscada na sabedoria árabe: “Confie em ALA, mas amarre o seu camelo”.
    Ac. José Edú Rosa
    Texto escrito a pedido do Ac. Jorge Seara Polidoro

    O renomado cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Marcelo Gleiser, abre o seu recente livro “A ILHA DO CONHECIMENTO”, com a seguinte frase: “o que define o ser humano é a sua curiosidade, é o querer saber sempre mais sobre o mundo e sobre si mesmo”.

  • Mário Uriarte
    O Professor Mário Uriarte Neto, membro da Academia Catarinense de Odontologia, ocupando nessa gestão o cargo de Orador, assumiu no dia 1º de abril de 2014 a direção do Centro de Ciências da Saúde da UNIVALI, fato altamente lisonjeiro para nossa entidade.
    Além da formação acadêmica com dedicação ao ensino em Clínica Odontológica, o Dr. Mário Uriarte Neto sempre disponibilizou grande
    parte de sua vida a atividade administrativa e pedagógica. Coordenou com sapiência e desenvoltura durante onze anos na mesma universidade o curso de Odontologia, demonstrando com muita clareza o seu entendimento do papel do professor, não apenas na transmissão de conteúdos, mas, principalmente, na condição de educador.

    O Professor Mário Uriarte Neto, membro da Academia Catarinense de Odontologia, ocupando nessa gestão o cargo de Orador, assumiu no dia 1º de abril de 2014 a direção do Centro de Ciências da Saúde da UNIVALI, fato altamente lisonjeiro para nossa entidade.

  • pauloamarante_tn

    A ACO acha-se enlutada com o falecimento do Acadêmico Honorário Prof. Dr. PAULO AMARANTE DE ARAUJO.

    Destacou-se pela sabedoria, competência didático-pedagógica, dinamismo e dedicação aos amigos.

    Inscreveu seu nome entre os grandes mestres da Odontologia Brasileira. 

  • A valorização da Odontologia brasileira se observa em vários campos. Exemplo disto é a decisão recente do Hospital das Clínicas de São Paulo de implantar atendimento diário por dentistas aos pacientes internados em seus 115 leitos, num reconhecimento de que o aporte odontológico reduz o tempo de internação. O Hospital Universitário da UFSC conta com este tipo de serviço, prestado pela disciplina regida pela Professora Denise Oleiniski.