No dia 10 de agosto de 2019, a Assembleia da ACO realizou duas reuniões, uma ordinária e outra extraordinária, cujas conclusões estão a seguir:

  1. Elegeu a Diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2019/2021, sendo que a presidência da Academia caberá ao Ac. Jorge dos Passos Corrêa Cobra, com Ac. Rui Tavares como VIce-Presidente.
  2. Aprovou a entrada no quadro da Entidade de dois Acadêmicos Titulares: Dr. José Agostinho Blatt (Balneário Camboriu) e Luís Fernando Medeiros (Jaraguá do Sul).
  3. Aprovou a concessão da outorga “Medalha Acadêmico Samuel Fonseca” à Dra. Maria Celeste Morita (Londrina – PR).
  4. Na convocação extraordinária, criou oficialmente o Museu da Odontologia do Estado de Santa Catarina, como reponsabilidade da Academia.
  5. Após as reuniões, foi servido excelente almoço provocando grande confraternização entre os comparentes, elevando o espírito de corpo da ACO.

Veja o álbum de fotos da reunião

Representada pelo Acadêmico Vanderlei Jorge, a ACO participou da Solenidade de formatura do Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no dia 10 do mês corrente. Na ocasião foi outorgado o prêmio “Mérito Discente” a aluna Elida Ceconi Furlan.

Ver mais...

É com imenso pesar que a ACO se despede do Ac. Emérito e Patrono da Cadeira 40, ADGAR ZEFERINO BITTENCOURT, falecido neste dia 05 de agosto de 2019.

No dizer de seu amigo e mestre, Ac. Ilson Soares, Adgar era um profissional exemplar, ótimo professor, investigador curioso, incansável e atento, obstinado pela excelência em tudo o que fazia. Recebeu a Academia em Joaçaba para a realização da primeira Sessão Solene no interior do Estado. Escritor, agraciou a entidade com o livro de sua lavra: “História da Odontologia no Meio-Oeste Catarinense”.

A Academia se solidariza com a dor de seus familiares e amigos.

O Vice-Presidente da ACO, Acadêmico Jorge dos Passos Correa Cobra, representou a entidade na formatura do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade do Vale do Itajai – UNIVALI, neste dia 27 de julho. Na ocasião outorgou o “Mérito Discente” para a formanda Nadine Rothermel Voss, pelo destaque obtido durante o curso.

Mais fotos...

Representada pelo Acadêmico Ricardo de Souza Vieira, a ACO participou da formatura do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC – Turma 2019/1 – e outorgou ao formando Alvaro Luiz Socorro Borges o “MÉRITO DISCENTE”, pelo desempenho de ponta obtido em todo o curso.

O Presidente da ACO, por este instrumento, atendendo o que preceituam os Artigos 21 e 23 do Estatuto, convoca os membros acadêmicos para reunião ordinária administrativa da Assembleia segundo os parâmetros abaixo definidos:

Data: 10 de agosto de 2019 (sábado)

Local e Horário: Salão de festas do Edifício residencial do Ac. Claudio Francalacci na Rua Esteves Junior 527 – Edifício Arvoredo, às 10 h em primeira convocação e 10h 30 min em segunda convocação.

 

Veja a Ordem do Dia

No dia 03 de julho de 2019 faleceu o Ac. MURILLO JOSÉ NUNES DE ABREU, Patrono da Cadeira nº 24. Teve brilhante carreira docente, como parte da equipe que implantou a Disciplina de Radiologia Odontológica, que se tornou paradigma do ensino desta disciplina no Brasil. Foi um colega leal e generoso, um admirado esposo e pai. Na Academia ocupou cargos na Diretoria e dedicou-se ainda ao trabalho em outros associativos da classe. Seus confrades e confreiras desejam que seu retilíneo caminho na vida conforte seus familiares e amigos.

Dia 25 de maio de 2019 marcou para a Academia seus 27 anos de instalação (1992) e para comemorá-los realizou Sessão Solene, dirigida pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, fartamente prestigiada por autoridades, Acadêmicos e convidados. Constaram da pauta da reunião:

  • Palavra do Orador, Ac. Roberto Molleri
  • Concessão do título de “Acadêmico Emérito” ao Ac. Élito Araujo
  • Outorga do “Mérito Acadêmico” ao Professor Antônio Carlos Cardoso.
  • Outorga da “Medalha Acadêmico Samuel Fonseca” ao Dr. André Vicente Ritter
  • Posse como “Acadêmico Honorário” do Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior.

Após a Sessão foi servido jantar de confraternização que, além do Buffet especial, foi engrandecido pela apresentação do “Show Man” Carlos dos Santos entusiasmando os partícipes.

Veja Mais...

Nesta data, 11 de maio de 2019, faleceu o Ac. CAETANO VIEIRA DA COSTA NETO, dedicado profissional com destaque no exercício da Cirurgia Buco-Maxilo. Em sua trajetória viveu aspergindo alegria, lealdade, companheirismo. Benquisto na Academia onde foi sempre parceiro, deixará significativo vazio. A figura gauchesca do “Tio Caeta” estará para sempre na memória de seus amigos e familiares. Que seus familiares encontrem a serenidade na forma generosa como ele viveu.

Vídeo institucional do Ministério da Saúde sobre Saúde Bucal gravado em Florianópolis, que é referência nacional em organização de atendimento odontológico público.

Reuniu-se, no dia 16 do corrente, no Salão de eventos do Edifício residencial do casal Ac. Claudio e Sra. Janete, a Assembleia da ACO, cumprindo importante pauta administrativa, composta dos seguintes
assuntos: foi aprovada a Resolução da Diretoria mantendo para 2019 os valores praticados no exercício de 2018 da contribuição social obrigatória e taxa de ingresso de novos acadêmicos; foram aprovados os documentos financeiros:

  • Execução Orçamentária do Exercício de 2018 e;
  • Previsão Orçamentária para 2019, cumprindo determinação estatutária;
  • aprovado o parecer da Comissão de Protocolo, Paramentos e Honrarias que concede a outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca ao Dr. André Vicente Ritter.

Ao final, foram discutidos vários assuntos de interesse da Academia e da Classe Odontológica, com ênfase ao imbróglio da última eleição no CRO-SC.

A reunião foi presidida pelo Ac. Antônio Gonçalves Filho. 

Após encerramento, os Acadêmicos, cônjuges e convidados serviram-se de excelente almoço em amigável convivência e confraternização.

Fotos

O Ac. Jorge dos Passos Correa Cobra, representante da ACO no Conselho Estadual da Saúde, foi eleito para presidência do órgão, cargo que já exerceu em gestão anterior. Seus pares da Academia se alegram com esta conquista e desejam profícua gestão frente a entidade que comanda a política de saúde do Estado.

Fotos da reunião

No dia 20 de fevereiro corrente, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por proposição do Deputado João Amim, aprovou uma MOÇÃO DE APLAUSO ao Acadêmico Jorge Seara Polidoro, também conhecido por Poliba ou Estimado, tendo em vista a realização da 32ª Edição do DOMINÓ DO ESTIMADO. Esse evento esportivo tem grande repercussão na sociedade de Florianópolis, reunindo figuras populares e do mundo político, jurídico, empresarial, etc. A ACO esteve representada na solenidade de outorga do Diploma pelos Acadêmicos Mauro e Delmo.

Veja as fotos!

Dia 11 de novembro, membros da Diretoria, colaboradores e cônjuges se reuniram festivamente na Sede da Academia para comemorar o encerramento do ano acadêmico de 2018.
No programa, a inauguração da Galeria de Acadêmicos com descerramento da placa alusiva pelas Acadêmicas Maria Helena e Mirian, após discurso do Presidente Antônio. Usou da palavra o Ac. Polidoro se solidarizando com os feitos da Academia neste exercício de 2018. A alegria e confraternização deram a tônica da festa.
A Academia entra em recesso para reinício no final de fevereiro. Sua Diretoria reitera votos de boas-festas e promissor 2019 a toda família acadêmica.

Veja foto!

No dia 23 de novembro de 2018, a ACO reuniu-se em Assembleia Solene, com a presença de convidados, para comemorar seu vigésimo sétimo aniversário de fundação. Os eventos da sessão contemplaram em sua pauta:

  • Abertura pelo Presidente Ac. Antonio Gonçalves Filho;
  • Palestra motivacional do Diretor de Protocolo;
  • Palavra do Orador Oficial ressaltando o aniversário e homenagens a serem concedidas;
  • Outorga do mérito por 50 anos de graduado em Odontologia aos Acadêmicos Elmo Bittencourt e João Carlos Caetano; 
  • Medalha Acadêmico Samuel Fonseca concedido ao Dr. Geninho Thomé;
  • Posse da Dra. Joecí de Oliveira como Acadêmica Titular da Cadeira nº 24, cujo Patrono é o Acadêmico Murillo José Nunes de Abreu;
  • Posse do Prof. Dr. José Mondelli como Acadêmico Honorário da ACO;
  • Lançamento da versão digital do HELP-informações Acadêmicas, inspirada pelo Ac. Jorge Seara Polidoro e elaborada pelo Mestre em Informática Marcelo Tavares.

Veja a foto oficial!

No dia 22 do corrente mês o Acadêmico Adgar Zeferino Bittencourt estará sendo destacado com a HOMENAGEM DE MÉRITO UNIVERSITÁRIO, outorgado pela Fundação Universitária do Oeste de Santa Catarina, na ocasião em que comemora 50 anos de existência.

Professor e dirigente da UNOESC, o Ac. Adgar angariou prestígio no ensino da Odontologia de Santa Catarina, com marcante atuação também na vida cultural de Joaçaba. 

A Diretoria da Academia, representando o pensamento de seus pares, felicita o distinto confrade pelo destaque, que representa o reconhecimento do valor de sua obra.

O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal (anteriormente conhecido como Prêmio Brasil Sorridente) visa condecorar municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas pública de saúde bucal. Rigorosa seleção e competente julgamento avaliam os municípios brasileiros segundo 10 critérios que envolvem gestão dos recursos em saúde, promoção de saúde e política de saúde bucal.

Florianópolis foi premiada com o terceiro lugar na categoria de municípios com mais de 300.001 habitantes (edição 2018), graças a várias vertentes de competências:

  • menor índice de cárie aos 12 anos entre as capitais;
  • atendimentos feitos em ambulatório e centros especializados em odontologia (CEO): 52 equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família, 82 dentistas atuando na rede básica de saúde.

Destaca-se a competência da equipe do Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pela Dra. Marynes Terezinha Reibnitz, Acadêmica da ACO para gáudio da nossa entidade.

É profissional que está fazendo história.

Veja fotos da premiação!

Para gáudio da ACO, cinco de seus Acadêmicos serão homenageados por méritos diversos neste mês de outubro. A eles, seus pares de confraria enviam congratulações, na certeza de que irão continuar a merecer destaques profissionais e humanos.

  • Antônio Gonçalves Filho e João Carlos Caetano – Medalha Dr. Miguel Orofino outorgada pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de Santa Catarina.
  • Sidney Joffre Legat e Renan Antônio Ceretta - Mérito Odontológico Catarinense, outorgado pelo Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina
  • Jorge dos Passos Corrêa Cobra - Medalha Herbert de Souza, outorgada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis.

A Assembleia da ACO, reunida no dia 18 de agosto passado, elegeu para ACADÊMICO HONORÁRIO a proeminente figura do Professor JOSÉ MONDELLI, docente da Faculdade de Odontologia de Baurú – USP, com expressiva biografia nas áreas do ensino, pesquisa, exercício clínico e administração. Para satisfação de nossa entidade, o Prof. Mondelli aceitou a indicação e sua posse se dará na Sessão Solene do dia 23 de novembro vindouro. 

Veja a íntegra da carta de aceitação

No dia 18 de agosto de 2018 reuniu-se a Assembleia da ACO, com importantes temas para o cotidiano e futuro da entidade, no Edifício residencial do Acadêmico Claudio Francalacci e sua esposa Janete. A sessão foi dirigida pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, que contou com o concurso à mesa do 1º Secretário Ac.Delmo Tavares e 1º Tesoureiro Ac.Mauro Caldeira de Andrada.

Veja as principais decisões

No dia 08 de junho de 2018, reuniu-se a Assembleia da ACO, em Sessão Solene, para comemorar os 26 anos de instalação da instituição, seguida de jantar de confraternização, no Hotel Quinta da Bica D’Água.

A reunião foi dirigida com méritos pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, tendo o desenvolvimento dos trabalhos sido orientado pelo competente Diretor de Protocolo, Ac. Casimiro Manoel Martins Filho.

Veja a pauta da reunião

No dia 24 de março de 2018, reuniu-se a Academia Catarinense de Odontologia em Sessão Extraordinária de sua Assembleia, para dar cumprimento ao que determinam suas cartas legais, no que tange à análise de peças financeiras e outros assuntos de interesse da entidade. A reunião foi dirigida pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, contou com 28 Acadêmicos e Acadêmicas e, de forma sumária, constou dos seguintes temas:

Leia mais (pauta e fotos)

Faleceu na noite de 11 de março de 2018, o Acadêmico Emérito e Patrono da Cadeira nº 17 REGINO ANTUNES MACIEL. Dentista de prestígio, Professor Doutor da UFSC na disciplina de Periodontia, pessoa serena e generosa. Um dos Decanos da Academia, falece com 93 anos, tendo dado exemplo de vigor físico, jogando tênis até idade avançada. Até se afastar das atividades classistas, frequentou com assiduidade a vida da Academia, em cujas diretorias exerceu cargos e funções. Confrades e Confreiras da ACO expressam sentimentos de perda e enviam à família votos de conforto e saudade.

Dia 29 de janeiro deste ano de 2018, faleceu o Confrade VALECI NUNES FILHO.

Inestimável perda para a família, Academia, classe odontológica e amplo círculo de amigos.

Valeci foi um prossional competente, um guerreiro das causas classistas, acadêmico ativo - muitas vezes dribando a doença - e ser humano admirado.

Que a família encontre em seus feitos e sua determinação a necessária força espiritual para vencer a adversidade.

Pesquisar na ACO