PROF. DJALMA G. ROSLINDOPROF. DJALMA G. ROSLINDO

  • Nascimento: 01/01/1912
  • Falecimento: 08/10/1964
O Professor Roslindo foi um dos fundadores da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina no dia 22 de janeiro de 1946, conforme consta do Livro de Atas da entidade e em matéria divulgada no Jornal “O Estado”. Fez parte do primeiro corpo docente da Faculdade lecionando, como Catedrático, a disciplina de “Metalurgia e Química Aplicada”. Afastou-se da Faculdade quando da criação da Universidade Federal de Santa Catarina.

DR. FREDERICO KUERTENDR. FREDERICO KUERTEN

  • Nascimento: 20/05/1907
  • Falecimento: 20/10/1978
Nascido na cidade de Braço do Norte, Santa Catarina, formou em Odontologia pelo Instituto Politécnico em 1932. Destacou-se como Cirurgião-Dentista e político, tendo exercido vários cargos, incluindo o de Deputado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Foi militante no movimento associativo da classe como fundador da Associação Profissional dos Odontologistas do Estado de Santa Catarina, da qual foi seu Presidente em 1950.

PROF. GALILEU CRAVEIRO DE AMORIMPROF. GALILEU CRAVEIRO DE AMORIM

  • Nascimento: 07/06/1911
  • Falecimento: 20/04/1996
Nasceu em Curitiba e graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Medicina do Paraná em dezembro de 1937. Sua atividade profissional foi exercida em Santa Catarina, na cidade de Lages. Laureado estudioso e de extraordinária cultura, exerceu magistério nos ensinos médio e superior, destacando-se de forma a merecer o cargo de Secretário de Estado dos Negócios da Educação e Cultura de 1966 a 1969. Presidiu o Conselho Regional de Odontologia de 1970 a 1971.

GUARACY SANTOSDR. GUARACY AMAURY DOS SANTOS

  • Nascimento: 18/04/1911
  • Falecimento: 11/02/1972
Nasceu no Rio Grande do Sul e desde cedo veio morar em Florianópolis, tendo se graduado em Odontologia pelo Instituto Politécnico de Santa Catarina em 1931. Exerceu a clínica odontológica em Lages, Florianópolis e São Joaquim. Nesta última, como visionário, enfrentando as dificuldades das décadas de 1930 e 1940, percorria itinerante diversas regiões do planalto, de fazendas, vilas e pequenas cidades com consultório ambulante para prestar assistência odontológica, inclusive para pessoas carentes. Em Florianópolis, além de clínica particular, foi Dentista dos Correios e Telégrafos e do SESI.
Patrono da Cadeira nº 19

PROF. MARCOS EGON FLACHPROF. MARCOS EGON FLACH

  • Nascimento: 25/04/1927
  • Falecimento: 18/01/2003
Graduou-se em Odontologia em 1953 pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1967.  Exerceu clínica odontológica na cidade de Cerro Largo (RS), sua cidade natal, e em Florianópolis. Foi Dentista da ALESC. Exerceu magistério no Curso de Odontologia da UFSC, como Professor Titular da Disciplina de Prótese de 1964 até 1992. Em três ocasiões presidiu o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina. Destacou-se pela excelência com que desempenhou seus trabalhos em todas as áreas de atuação.
Patrono da Cadeira nº 33

DRA. MARIA PASSERINO WILDIDRA. MARIA PASSERINO WILDI

  • Nascimento: 1º/06/1900
  • Falecimento: 26/11/1985
A homenageada é, até a presente data, a única mulher a pertencer à Galeria de Vultos Eméritos. Nascida em Vila Deodoro, próximo de Curitiba, descendente de italiano e índio tapuia, possuía esta mescla de sangue que lhe imprimiu temperamento enérgico e afetuoso. Graduou-se em Odontologia e em Farmácia, em Curitiba. Exerceu a Odontologia com zelo, proficiência e capacidade por mais de 50 anos. Foi paradigma de mãe, profissional e cidadã, tendo mostrado à sociedade elevado nível de independência, principalmente para uma mulher nascida em 1900.

PROF. MIGUEL E. D. MANGANELLI OROFINOPROF. MIGUEL E. D. MANGANELLI OROFINO

  • Nascimento: 14/02/1928
  • Falecimento: 12/04/1980
  • Patrono da Cadeira 22
Na historiografia da Academia o Professor Miguel Orofino foi escolhido como o primeiro profissional a integrar a Galeria de Vultos Eméritos da Odontologia Catarinense. Destacou-se pela extensa folha de serviços prestados à Odontologia, na área de atuação clínica e no magistério. Hoje é lembrado como um nome de ponta na profissão, o que lhe rendeu inúmeras homenagens, incluindo o patronato do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, que deu seu nome à nova sede da entidade. Foi elogiado Professor do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina e, posteriormente, da UFSC, lecionando a Disciplina de Patologia.
Patrono da Cadeira nº 22

DR. OLIVERIO NUERNBERGDR. OLIVÉRIO NUERNBERG

  • Nascimento: 02/05/1899
  • Falecimento: 17/11/1977
Nascido em Nova Veneza, comunidade italiana de Santa Catarina, graduou-se em Odontologia pelo Instituto Politécnico em 1932. Face à legislação da época, validou seu diploma na Faculdade de Odontologia da Universidade do Brasil em 1950. Exerceu a profissão por 45 anos, no sul do Estado, atendendo várias cidades de forma itinerante em seu consultório portátil que transportava em motocicleta. Sua história se notabiliza por vários feitos, onde se destaca o pioneirismo em Santa Catarina no uso de ampola de anestésico local, que difundiu a seus colegas de profissão. Além da Odontologia, destacou-se no mundo político e social do sul de Santa Catarina.

PROF. ORLANDO FILOMENOPROF. ORLANDO FILOMENO

  • Nascimento: 09/05/1910
  • Falecimento: 19/02/1955
  • Patrono da Cadeira 35
Graduou-se em Odontologia pelo Instituto Politécnico de Santa Catarina em 1826 e, posteriormente, pela Faculdade de Odontologia de Belo Horizonte. Destacou-se no exercício da profissão, notoriamente no magistério, como fundador da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina e primeiro Catedrático da Disciplina de Prótese, da qual foi Professor até seu falecimento.
Patrono da Cadeira nº 35

DR. OTTO VOGELDR. OTTO VOGEL

  • Nascimento: 01/11/1904
  • Falecimento: 29/05/1988
Natural da Alemanha, desde cedo direcionou sua vida para a Odontologia graduando-se em Prótese Dentária no Curso Profissionalizante em nível de segundo grau, ainda em seu país de origem. Migrou para o Brasil e em 1931 formou-se em Odontologia pelo Instituto Politécnico de Santa Catarina, revalidando diploma na Universidade Federal Fluminense. Especializou-se em Periodontia em Buenos Aires. Exerceu a profissão em cidades do Vale do Itajaí, radicando-se em definitivo em Blumenau. Nesta cidade gozou de destacado prestígio, mercê da excelência de seu trabalho e elevado nível cultural.

DR. RODOLPHO NEUMANNDR. RODOLPHO NEUMANN

  • Nascimento: 05/06/1901
  • Falecimento: 22/11/1966
Órfão de pai aos três anos de idade teve que trabalhar desde cedo, incluindo emprego em um consultório odontológico, que lhe despertou o gosto pela profissão. Esta vocação acentuou-se quando foi trabalhar com o Professor Guido Shuabe, Catedrático do Curso de Odontologia da Universidade do Paraná. Graduou-se pelo Instituto Politécnico de Santa Catarina em 1924. Em 1935 participou da fundação da Associação Odontológica de Joinville, tendo sido seu presidente. Esta entidade foi precursora da atual Associação Brasileira de Odontologia-Seção de Santa Catarina.

DR. WALTER KARMANNDR. WALTER KARMANN

  • Nascimento: 19/04/1895
  • Falecimento: 06/06/1971
Natural de Joinville graduou-se em Odontologia na Alemanha. Exerceu a profissão por 42 anos em clínica particular e na Fundição Tupy, em Joinville, onde se destacou pela competência e amor à profissão e pela assistência beneficente prestada. No plano associativo, foi fundador e Presidente da Associação Odontológica de Joinville, em 1935, primeira entidade da classe no Estado e precursora da atual Associação Brasileira de Odontologia-Seção de Santa Catarina.

Pesquisar na ACO