No dia 08 de junho de 2018, reuniu-se a Assembleia da ACO, em Sessão Solene, para comemorar os 26 anos de instalação da instituição, seguida de jantar de confraternização, no Hotel Quinta da Bica D’Água.

A reunião foi dirigida com méritos pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, tendo o desenvolvimento dos trabalhos sido orientado pelo competente Diretor de Protocolo, Ac. Casimiro Manoel Martins Filho.

Veja a pauta da reunião

No dia 24 de março de 2018, reuniu-se a Academia Catarinense de Odontologia em Sessão Extraordinária de sua Assembleia, para dar cumprimento ao que determinam suas cartas legais, no que tange à análise de peças financeiras e outros assuntos de interesse da entidade. A reunião foi dirigida pelo Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho, contou com 28 Acadêmicos e Acadêmicas e, de forma sumária, constou dos seguintes temas:

Leia mais (pauta e fotos)

Faleceu na noite de 11 de março de 2018, o Acadêmico Emérito e Patrono da Cadeira nº 17 REGINO ANTUNES MACIEL. Dentista de prestígio, Professor Doutor da UFSC na disciplina de Periodontia, pessoa serena e generosa. Um dos Decanos da Academia, falece com 93 anos, tendo dado exemplo de vigor físico, jogando tênis até idade avançada. Até se afastar das atividades classistas, frequentou com assiduidade a vida da Academia, em cujas diretorias exerceu cargos e funções. Confrades e Confreiras da ACO expressam sentimentos de perda e enviam à família votos de conforto e saudade.

Dia 29 de janeiro deste ano de 2018, faleceu o Confrade VALECI NUNES FILHO.

Inestimável perda para a família, Academia, classe odontológica e amplo círculo de amigos.

Valeci foi um prossional competente, um guerreiro das causas classistas, acadêmico ativo - muitas vezes dribando a doença - e ser humano admirado.

Que a família encontre em seus feitos e sua determinação a necessária força espiritual para vencer a adversidade.

Na noite de 13 passado a Diretoria e seus colaboradores usufruíram de um maravilhoso encontro de amigos e familiares, no Restaurante Di Taroni, em Coqueiros, para encerrar o ano acadêmico de 2017, altamente produtivo para a instituição.

O evento festivo foi organizado pela Diretora Social, Ac. Maria Helena Pozzobon e contou com apoio do novo Presidente, Ac. Antônio e sua esposa Dirlei.

A tônica da noite foi a diversão e o rememorar das ações produtivas da Academia, com foco principal nas sessões solenes, na revitalização da sede própria e nos encontros sociais realizados durante o ano.

Ressaltou-se o alto espírito de corpo desenvolvido pela entidade, garantidor dos êxitos alcançados.

Veja as fotos do encontro!

No dia 24 de novembro de 2017, a Academia realizou solenidade para dar posse à Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2017/2019. O evento se desenvolveu no Hotel Maria do Mar e contou com a presença de cerca de 250 pessoas.

A nova Diretoria é liderada pelo Acadêmico Antônio Gonçalves Filho e o Conselho Fiscal pelo Acadêmico Saulo Silva Jabor. Esmerado protocolo foi desenvolvido pelo Acadêmico Casimiro Manoel Martins Filho, Diretor de Protocolo e contou, além das posses dos novos poderes, com  outorga de homenagens e ingresso de quatro novos Acadêmicos Titulares.

A Acadêmica Maria Helena Pozzobon foi promovida à Categoria de Acadêmica Emérita; o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior foi homenageado com a outorga da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca; ao Dr. Luís Fernando Medeiros foi outorgado o “Mérito Acadêmico”. 

Momento sempre significativo e eivado de emoções é o da posse de novos Acadêmicos Titulares. Nessa sessão ingressaram no quadro da ACO os profissionais: Dr. Dagoberto Sabatini Fernandes (Lages), Daniela Lemos Carcereri (Florianópolis) , Nestor Antônio Schmidt de Carvalho (Florianópolis) e Renan Antônio Ceretta (Criciuma).

A sessão se notabilizou pela sucessão de belas oratórias dos presidentes Ac. Saulo Silva Jabor e Antônio Gonçalves Filho, dos homenageados, dos  novos Titulares, além do texto motivacional do Diretor de Protocolo, Ac. Casimiro Manoel Martins Filho e do Orador da Entidade,  Ac. Roberto Rogério Molleri.

Após a solenidade, realizou-se excelente jantar de confraternização com a presença do 220 comensais.

O dia 16 de novembro de 2017 foi significativo para a ACO. Recebemos a visita do ilustre Confrade Mauro Althoff, Presidente da Academia de
Odontologia do Rio de Janeiro. Foi recebido em nossa sede pelo Presidente Ac. Saulo Silva Jabor e diretores da Casa. Proveitosa troca de
idéias e experiência, por certo fará crescer nossas entidades, ao tempo em que selará um promissor relacionamento ao encontro do
aperfeiçoamento do movimento acadêmico brasileiro.

Será bem-vindo, Ac. Mauro, sempre que quiser nos visitar!

 

Veja outras fotos!

Em Sessão Solene realizada dia 10 próximo passado, a Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina homenageou o Acadêmico Jorge
Seara Polidoro, por reconhecimento de sua obra no exercício profissional, tanto técnico, quanto docente, administrativo e classista. Teve destacada atuação na área médica como Diretor do Centro da Saúde da UFSC e no apoio que forneceu para implantação da ACAMESC. O laurel foi recebido das mãos do Presidente Ac. Luiz Carlos Espíndola, após a apresentação do currículo de homenageado feita pelo Ac. Murillo Ronald Capela. O Ac. Polidoro, em brilhante discurso, agradeceu a outorga.

A Academia Catarinense de Odontologia se rejubila com a conquista do Acadêmico Polidoro, um dos inspiradores e fundadores desta entidade.

Nos dias 21 e 22 passados, um grupo de acadêmicos e familiares foi recebido pelo casal Claudio Francalacci e Janete na propriedade da família, na Armação da Piedade, município de Governador Celso Ramos.

Como diz o título desta nota, fomos abençoados por paisagens paradisíacas; estruturas de habitação e festas notáveis. Nos encantou a recepção e o estar que tivemos, proporcionados pela incansável ação do casal anfitrião. Comida preparada pelo pessoal da casa, bebidas diversas (só coisa fina), mas o que mais nos tocou foi o clima de harmonia e alegria gerado no grupo, contribuindo para o crescimento do espírito de corpo da Academia. Ponto para o Presidente Jabor, que estimulou este acontecimento.

Estamos apresentando, em anexo, vídeo que retrata e dá credibilidade ao que relatamos.
OBRIGADO, JANETE E CLAUDIO !!!!

Assista ao vídeo!

A Academia se vê enlutada com o falecimento do Acadêmico HERCÍLIO PEDRO DA LUZ.  Fundador, Acadêmico Emérito e Patrono da Cadeira Nº 13, presidiu a Academia e a ela dedicou atenções, executou trabalhos e honrou suas vestes talares. Destacou-se na vida profissional como excelente clínico, competente, dedicado, aspergindo sempre alta dose de carinho em seus pacientes. Em sua carreira no magistério granjeou prestígio como Professor de Anatomia da UFSC e UNIVALI, tendo nesta última implantado a disciplina e construído uma estrutura de ensino de alta qualidade.  Militou na administração de entidades de classe, na luta pela harmonia e desenvolvimento da Odontologia catarinense. Pranteiam sua partida, os seus familiares, amigos, alunos e colegas desta Casa que sempre se valeram de seu profundo sentimento de humanidade.  Esteja em paz, Grande Acadêmico.

No dia 27 do presente mês de setembro realizamos reunião de Diretoria na Sede própria, reformada com esmero, transformada num recinto aconchegante e funcional. Convidamos os membros da Academia a visitar suas instalações, na Praça XV de Novembro, 153, Edifício João Moritz, Sala 501, preferencialmente às quartas-feiras a partir de 16 horas.
Nesta matéria estampamos algumas fotos para ilustrar o texto.

Veja as fotos!

Em reunião da Assembleia, realizada no dia 19 de agosto de 2017, a Academia elegeu a Diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2017/2019, bem como quatro Cirurgiões-Dentistas para ingresso na ACO como Acadêmico Titular, O evento aconteceu no Edifício residencial do Acadêmico Claudio Francalacci e esposa Janete e foi dirigido pelo Presidente Acadêmico Saulo Silva Jabor. Após a sessão os Acadêmicos, Acadêmicas, cônjuges e convidados participaram de almoço de confraternização.

Leia mais...

A ACO realizará neste ano de  2017 dois significativos eventos de cunho institucional:

Dia 19 de agosto – Reunião Ordinária da Assembléia.

Será realizada, a partir das 10 horas, no salão de festas do Edifício Residencial do Acadêmico Claudio Francalacci, na Rua Esteves Junior nº 527- Ed. Arvoredo.
Da pauta consta eleição para os poderes da Academia (Diretoria e Conselho Fiscal) e para o ingresso de novos Acadêmicos Titulares;  apreciação de propostas de outorga  da Medalha Acadêmico Samuel Fonseca.

Dia 24 de novembro – Sessão Solene.

Será realizada no Hotel Maria do Mar, com início às 20:30 horas e se destinará à comemoração de 26 anos de fundação da Entidade, posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal, ingresso de novos Acadêmicos Titulares e outorga de homenagens.

No dia 27 do mês de maio de 2017 a ACO se viu privada de um de seus mais brilhantes membros e competente administrador. Faleceu o Acadêmico TELMO TAVARES,  Membro Emérito e Patrono da Cadeira 31. Cidadão de grande coturno, alto prestígio social, profissional e classista e destacado professor da UFSC, cujas aulas eram referência na instituição. Esposo e pai dedicado e amoroso. Na Academia, foi seu Presidente, Vice-Presidente e Secretário, sempre aspergindo generosidade e desenvolvendo extraordinária produtividade. Seu falecimento deixará imenso vazio nos seus círculos de atividades, já que em todos ele transitou com nobreza de espírito e alta capacidade laboral.  A Academia enlutada se mostra solidária com a dor de sua família e roga para que esta dor seja substituída pela saudade confortante de seus inúmeros feitos e ensinamentos.

No dia 26 de maio de 2017 a Academia comemorou, em Sessão Solene, seus 25 anos de instalação. Fundada em 25 de outubro de 1991, foi instalada em 21 de abril de 1992, em Sessão Solene realizada no auditório da Reitoria da UFSC. Iniciaram aí suas atividades como uma entidade classista diferenciada, com objetivos e propósitos não abrangidos pelas demais já existentes. A Sessão comemorativa em tela, realizada no Hotel Maria do Mar, foi dirigida pelo Presidente Saulo Silva Jabor e pelo VIce-Presidente Antônio Gonçalves Filho e contou com número entusiasmante de Acadêmicos. Nela foi desenvolvido protocolo que abrangeu referências à data e outorgadas homenagens.

Leia mais...

A Academia realizou reunião da Assembleia no dia 08 de abril de 2017, na residência do Presidente Ac. Saulo Silva Jabor e sua esposa Ana Marcia, para deliberar sobre assuntos de relevância para a entidade.  Por unanimidade aprovou o Documento “Execução orçamentária do exercício fiscal de 01/01/2016 a 31/12/2016”, que demonstra todo o movimento financeiro do ano fiscal de 2016. Da mesma forma, aprovou o “Projeto orçamentário para o exercício fiscal de 01/01/2017 a 31/12/2017”.

Leia mais...

No dia 27 de novembro de 2016 a tristeza abateu-se sobre a Academia e a família do Confrade HERMANO BEILKE VIANNA. Seu falecimento encerrou uma história de amplas conquistas pessoais, profissionais, acadêmicas e associativas. Patrono da Cadeira de número 25, era também seu Titular e Emérito. Pessoa de trato calmo, generoso, humilde e bem humorado, mantinha com os amigos um convivência a ser recordada. A Academia, pesarosa, rende homenagem ao finado e roga para que sua família encontre conforto na decisão divina.

Homenagem da Academia Catarinense de Odontologia.

 

 

 Numa memorável solenidade, realizada no dia 18 de novembro de 2016, no Auditório da FIESC, a Academia comemorou os 25 anos de existência, que pautou honrando seus princípios e objetivos, orgulhando o associativo odontológico catarinense.

Leia mais...

No dia 25 de outubro de 2016, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realizou Sessão Especial comemorativa ao Dia do Cirurgião-Dentista, presidida pelo Deputado Leonel Pavan. Neste evento foram homenageados profissionais, entidades de classe e instituições de ensino, por méritos em suas missões específicas. As outorgas foram emanadas do CRO-SC e da ALESC.

Leia mais...

Neste triste dia 6 de setembro de 2016, o infortúnio se abateu sobre esta Academia e a família do nosso Confrade e amigo LUIZ CLOVIS CARDOSO VIEIRA. Seu falecimento abre significativa lacuna na memória de cada um de seus familiares, colegas e amigos. Neste contexto se inclui a Academia Catarinense de Odontologia, acostumada com sua convivência, ao lado de sua estimada esposa Sra. Jeanete. Deus certamente lhe abriu amplo caminho de estar junto a Si.

Homenagem da Academia Catarinense de Odontologia.

 

 

No dia 20 de agosto, um grupo de Acadêmicos, Acadêmicas e Cônjuges se deslocou até a cidade de Campo Alegre, onde foi recebido com fidalguia na Fazenda Rancho Alegre, de propriedade do nosso colega Acadêmico Odracyr Antonio Cubas e sua esposa Sandra. Após o fantástico “happy day”, deslocou-se para São Bento do Sul. No dia seguinte, 21 de agosto, realizou-se reunião ordinária da Assembleia, convocada por Edital, no salão de eventos do Hotel Serra Alta.

Leia mais...

A Assembleia da Academia Catarinense de Odontologia reuniu-se em Sessão Solene, no dia 20 de maio de 2016, para comemorar os 24 anos de instalação da entidade, com significativo número de Acadêmicos e visitantes.

Leia mais...

Dia 06 de novembro de 2015 a Academia realizou notável Sessão Solene, para cumprir uma pauta da maior importância para a entidade, onde se destacou a posse da nova Diretoria gestão 2015/2017.

Leia mais...

Pesquisar na ACO