Descrição

projeto Institucional gerado e administrado pela Academia Catarinense de Odontologia.

Objetivos

destina-se a montar um acervo bibliográfico com a produção científica e cultural dos acadêmicos. Livros, Teses, Dissertações, Monografias, trabalhos publicados e outras formas de divulgação do conhecimento, de autoria, co-autoria ou participação de seus membros comporão parte específica da Biblioteca da ACO.

Coordenação

Indicada pelo Presidente e aprovada pela Diretoria, com a seguinte composição atual:

  • Coordenador: Ac. Mauro Amaral Caldeira de Andrada
  • Colaborador: Ac. Luiz Clovis Cardoso Vieira

Desenvolvimento

Foram coletados cerca de 70 volumes de livros, teses, monografias e em torno de 200 separatas. Destaca-se a contribuição do Ac. José Edu Rosa que doou mais de 30 obras de sua autoria sendo algumas em co-autoria com outros colaboradores onde se incluem os colegas da disciplina de Radiologia da UFSC, acadêmicos Delmo Tavares, Murillo Abre e Edemir Costa.

Perspectivas

O projeto é perene e tende a aumentar seu acervo, com a contribuição dos acadêmicos. Em passo seguinte, este acervo será registrado em um banco de dados, possivelmente associado ao site, visando facilitar a busca das informações e a consulta presencial das obras.

Recentes Contribuições

Valioso acréscimo ao acervo deste projeto é o livro de contos “Não apresse o rio (crônicas da terra do meio)” do nosso Acadêmico, Cirurgião Dentista, Professor e Escritor Adgar Zeferino Bittencourt. No dizer do Ac. José Edu Rosa que se pronunciou sobre a obra “o seu livro foi diferente pela abordagem literária da crônica existencial, gênero que encanta e hipnotiza pela diversidade temática, pois são mais de cem crônicas compondo um livro de 283 páginas”.

Importante também é livro autobiográfico “Um Exemplo de Vida - história de um vencedor”, escrito em 2010. O título – exigência de seus filhos – antecipa um relato de lutas e superações para ser, por fim, um vencedor. Uma súmula desta obras deverá ser publicada também no Livro Perfis, 2ª edição, editado pela Academia. Parabéns ao colega Elmo a quem se pode realmente aplicar a expressão “um exemplo de vida”.

Publicadas em 2010 e 2012, respectivamente, são acrescentadas ao acervo deste projeto, enriquecendo-o especialmente, as obras do Acadêmico Adgar Zeferino Bittencourt: “Fronteiras da Paixão: relato sobre amores e emoções” e “Adeotato vamcê é o nosso “urtimo” chefe. Estes dois livros recém-publicados mostram a diversidade do autor na literatura ficcionista e na memorialista histórica. Fato que vem somar à sua produção na literatura científica, onde transita com frequência.

Não Apresse o Rio   Um Exemplo de Vida - história de um vencedor   Adeotato vamcê é o nosso 'urtimo' chefe   Fronteiras da Paixão: relato sobre amores e emoções

Pesquisar na ACO