Descrição

Este é um projeto institucional, de interesse geral, destinado a compor um acervo bibliográfico de obras antigas de Odontologia de conteúdo técnico e histórico. Dele constarão livros, revistas, monografias, teses e outros documentos pertinentes.

Objetivos

A biblioteca, montada no recinto da própria Academia, permitirá consultas sobre o desenvolvimento técnico da profissão e sobre sua história, atendendo à demanda de pesquisadores com vasta possibilidade de uso. Este projeto agasalha também o projeto “Literatura Acadêmica” descrito à parte.

Coordenação

Um membro da Academia, indicado pelo Presidente e aprovado pela Diretoria, comandará as ações do projeto.

  • Coordenadora Atual:: Ac. Rosita Dittrich Viggiano.

Desenvolvimento

  • 1ª etapa - captação do acervo: já iniciada, esta etapa é permanente, possibilitando o crescimento constante da biblioteca. É feita através da doação realizada pelos próprios acadêmicos, por dentistas catarinenses e pelas famílias de colegas falecidos. Nosso acervo, somando-se os vários tipos definidos no item “Descrição”, é de cerca de 350 livros e 300 revistas e outras publicações, sem computar as obras pertinentes ao projeto “Literatura Acadêmica”.
  • 2ª etapa – disposição do acervo: os elementos que compõe a biblioteca estão dispostos em sala própria na sede da ACO, obedecendo a uma ordenação provisória, mas que já permite algum grau de consulta.
  • 3ª Etapa – catalogação e registro do acervo: esta etapa está por ser iniciada e será feita por especialista em biblioteconomia, de forma a permitir o fácil acesso às obras.

Perspectivas

  • Crescimento contínuo – a tendência da Biblioteca é crescer na medida em que as comunidades acadêmica e profissional tomem conhecimento de sua existência e a ela destinem suas obras ociosas e preciosas.
  • Banco de dados eletrônico – existe forte perspectiva de se montar no “site” da Academia um banco de dados que facilite a consulta do acervo disponível, facilitando o aporte aos seus conteúdos. Isto só será possível após a consecução do trabalho de catalogação e registro.

Pesquisar na ACO